Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Conhecendo o AutoCAD Civil 3D

Postado em: 02/05/2012 Comentários (2)

Olá, quando iniciamos nossos trabalhos com o Civil 3D percebemos que havia uma grande quantidade de usuários interessados em trabalhar com esta poderosa ferramenta de modelagem de construções e infraestrutura fornecida pela Autodesk. Porém, uma dúvida pairava no ar: Como planejar um curso para aqueles usuários que desconhecem as ferramentas do AutoCAD que em algum momento serão necessárias no Civil 3D?

AutoCAD Civil 3D

O que veremos no primeiro módulo?

No módulo 1: Introdução o AutoCAD Civil 3D 2011, iniciamos nossos estudos apresentando o AutoCAD, já que este foi utilizado como base para a construção do Civil 3D. Visualizamos suas semelhanças e diferenças e fazemos uma interessante comparação entre os dois softwares.
Em nossa segunda aula, aprendemos quais as ferramentas fornecidas pelo Civil 3D que podemos utilizar para visualizar corretamente nosso projeto. Basicamente, conhecemos as opções de zoom fornecidas, e a ferramenta Pan, que nos permite mover o projeto na tela sem alterar suas coordenadas originais.

Na terceira aula conhecemos o importante conceito de Camadas, ou layers, no Civil 3D. Usuários mais antigos se lembrarão de ter trabalhado e ainda trabalhar com uma inúmera quantidade de camadas, já que esta nos facilita a visualização e edição de nossos desenhos.

Na quarta aula, conheceremos os ajustes necessários de unidades e zonas. Aprenderemos a escolher um sistema de unidade, além de unidades especiais como as unidades de área, distância e até mesmo de velocidade. Aprenderemos também que o Civil 3D nos fornece a opção de georeferenciar nossos projetos, pois oferece um grande número de sistemas de coordenadas para escolhermos.

Finalizando este módulo construiremos nossos primeiros traços no Civil 3D utilizando a ferramenta Line, que nos permite construir segmentos de linhas. Aprenderemos nesta aula a usar o comando Ortho, que nos permite traçar linhas retas e utilizaremos os pontos de precisão, que nos auxiliam na hora de interligar segmentos.

Fique de olho em nossas próximas aulas do Curso Básico de AutoCAD Civil 3D.

Forte Abraço!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

  1. rinaldo botton em 16/09/2012:

    como faço para deixar o cad 2012 para o modo classico

    Responder
    • CADguru em 17/09/2012:

      Olá Rinaldo,

      Criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (2):