Warning: Declaration of gdttWalker_Terms::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_Category::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Declaration of gdttWalker_TermsDropdown::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_CategoryDropdown::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579
Criando alinhamentos a partir de Polylines no AutoCAD Civil 3D
Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Criando alinhamentos a partir de Polylines no AutoCAD Civil 3D

Postado em: 14/01/2014 Comentários (2)

As polylines são, sem sombras de dúvidas, as linhas mais versáteis que podem ser utilizadas no AutoCAD. Isso se deve ao fato de este tipo de linha possibilitar ao usuário criar vários segmentos seguidos e em seguida utilizar algumas ferramentas de edição, como por exemplo, a transformação de uma Polyline com cantos retos em uma Spline.

Apesar de ser um objeto do AutoCAD, a Polyline foi mantida, juntamente como as demais ferramentas deste software, no AutoCAD Civil 3D 2013, o que possibilita criar várias partes de um projeto de infraestrutura e em depois transformá-las em Spline. Na imagem abaixo, apresentamos uma Polyline criada livremente no AutoCAD Civil 3D 2013.

polilinha

Polyline criada livremente no AutoCAD Civil 3D 2013.

Como dito acima, a partir da ferramenta Pedit, podemos editar a Polyline de várias formas diferentes, como por exemplo, transformando-a em uma Spline. Veja na imagem abaixo como a transformação em Spline tornou a Polyline mais adequada para a representação de um eixo de canal ou projeto de estradas.

polyline transformada em spline

Polyline transformada em Spline.

Neste artigo, apresentaremos como utilizar a versatilidade da Polyline para criar Alinhamentos, ou seja, transformaremos um objeto do AutoCAD em um objeto mais completo do AutoCAD Civil 3D. Para isso, seguiremos o procedimento apresentado abaixo.

1 – Abra um desenho, preferencialmente contendo uma superfície. Caso não possua um desenho contendo uma superfície, poderás continuar o tutorial normalmente

superficie

Superfície que será utilizada no tutorial.

2 – De posse da superfície, desenhe uma Polyline onde achar mais indicado. Veja na imagem abaixo um exemplo de Polyline criada.

polyline do desenho

Polyline que será transformada em alinhamento.

3 – Agora que já possuímos a Polyline que será transformada em Alinhamento, clicaremos na guia Home da Ribbon e localizaremos a opção Alignments. Veja a imagem abaixo.

alinhamento

Localizando a ferramenta Alignment.

4 – Ao clicarmos na seta ao lado da opção Alignment, um menu com algumas formas de criação de um alinhamento será apresentado. Veja a imagem abaixo.

opcoes de alinhamento

Diferentes formas de criar um alinhamento.

5 – Clique na opção Creat Alignment from Objects, que permitirá que o usuário escolha um objeto que represente um alinhamento, neste caso uma Polyline. Veja a imagem abaixo.

formas de alinhamento

Criando um Alinhamento a partir de objetos.

6 – Ao clicarmos na opção Create Alignment from Objects, o AutoCAD Civil 3D 2013, através da sua linha de comando solicitará que selecionemos o objeto em questão. Veja pela imagem abaixo que este objeto pode ser uma linha, uma polilinha ou um arco.

opcoes de objetos

Diferentes tipos de objetos que podem ser utilizados para criar alinhamentos.

7 – Clique na Polyline que criou no desenho e pressione Enter. Veja a imagem abaixo.

selecionando o objeto

Selecionando a Polyline que será transformada em Alinhamento.

8 – Assim que selecionar o objeto (Polyline) que será transformado em Alinhamento, o AutoCAD Civil 3D solicitará ao usuário que informe o sentido do estaqueamento. Veja a imagem abaixo.

escolhendo o sentido do estaqueamento

Sentido do estaqueamento.

Observação: Caso o sentido apresentado não seja o adequado para o seu caso, basta digitar Reverse na linha de Comando e pressionar Enter.

Ao pressionar Enter, você será direcionado para a janela de criação de Alinhamentos. Vale ressaltar, que independentemente da forma como você criará seu alinhamento. Esta janela que será mostrada neste passo sempre será apresentada. Veja a imagem abaixo.

criando alinhamentos a partir de objetos

Criando alinhamentos a partir de objetos.

9 – Na janela acima precisamos, primeiramente, dar um nome ao alinhamento. Veja na imagem abaixo a mesma janela com o nome do alinhamento alterado.

nomeando o alinhamento

Nomeando o alinhamento.

10 – Em seguida, deveremos escolher o tipo de Alinhamento dentre as opções listadas na imagem abaixo. Por padrão, os alinhamentos que representam eixos principais, são do tipo Centerline, sendo assim, escolha esta opção.

tipo do alinhamento

Escolhendo o tipo do alinhamento.

11 – Nosso próximo passo será escolher o estilo do Alinhamento que será criado, sendo assim, dentre as opções apresentadas na imagem abaixo escolha Proposed. Vale ressaltar, que o estilo adotado neste tutorial poderá ser alterado de acordo com as necessidades do usuário.

estilo do alinhamento

Escolhendo o estilo do Alinhamento.

12 – Agora que já escolhemos o estilo que será utilizado no alinhamento, escolheremos os rótulos (labels) que serão apresentados no desenho. Para isso, escolheremos dentre a lista apresentada na imagem abaixo a opção Major and Minor Only.

labels

Selecionando os rótulos do alinhamento.

13 – Por fim, desmarque a opção Erase existing entities para que a Polyline que foi utilizada para criar o alinhamento seja mantida no desenho. Veja a imagem abaixo.

desmarcando a opcao que exclui a polinha

Desmarcando a opção que excluir a polyline.

Observação: É importante desmarcar esta opção que exclui a polyline existente já que com isso mantemos a polyline no desenho e podemos utilizá-la para outros propósitos.

14 – Clique em Ok para finalizar a criação do alinhamento.

clicando em ok

15 – Na imagem abaixo apresentamos o alinhamento finalizado após a realização do procedimento acima.

alinhamento criado

Alinhamento finalizado.

16 – Na imagem abaixo apresentamos o mesmo alinhamento apresentado anteriormente, porém, com um melhor detalhamento graças a aplicação de um Zoom em maior escala.

estacas do alinhamento

Estaqueamento do alinhamento.

Com isso finalizamos este tutorial, onde foi ensinado como criar um alinhamento a partir de uma Polyline, que é um tipo de linha muito utilizado para a construção de desenhos no AutoCAD. Caso queira assistir a uma videoaula que trata este assunto, poderá acessar o nosso curso gratuito de AutoCAD Civil 3D, onde estas e outras ferramentas são ensinadas.

forum de perguntas e respostas

Também gostaríamos de lembrar que em nossa página vocês encontrarão um fórum de Perguntas e Respostas, que foi especialmente criado para que você possa interagir com outros usuários e também com nossos autores para retirar alguma dúvida que tenha ficado durante seu aprendizado. Não deixe de visitar!

Até a próxima, pessoal!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

  1. Dario Thomaz Junior em 28/05/2014:

    Voces tem o curso AUTO CAD CIVIL 3D on line, com tutores?

    Responder
    • CADguru em 28/05/2014:

      Olá Dario,

      Atualmente a metodologia utilizada para ensino é através das videoaulas narradas. O curso não acompanha apostila e também não ofereceremos a parte este formato.
      Quando precisar tirar alguma dúvida específica, sugerimos se localizar através dos títulos das aulas ou ainda com as informações presentes no campo “perguntas respondidas nesta aula”.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (2):