Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

AutoCAD 2013 – Conheça as Novidades

Postado em: 01/08/2012 Comentários (2)

O AutoCAD atualmente é o software mais utilizado por desenhistas e projetistas no mundo todo, isso porque ele pode ser utilizado em qualquer área que necessite de desenho técnico auxiliado por computador, que alias é o significado da sigla CAD (Computer Aided Design), daí a importância para quem trabalha em alguma das diversas áreas que utilizam desenho, aprender a usar este software que é um sistema que já se tornou universal para profissionais que trabalham com qualquer tipo de desenvolvimento de desenho.

AutoCAD 2013

 

A história

A Autodesk é a empresa que desenvolveu e continua até hoje desenvolvendo o AutoCAD, no ano de 1982 a Autodesk apresentou o AutoCAD em sua 1ª versão na COMDEX em Las Vegas, hoje o AutoCAD já se encontra em sua 27ª versão, melhor dizendo, AutoCAD 2013.

Inicialmente o AutoCAD não era tão acessível como é hoje, isso porque nem os computadores nem mesmo o software possuíam custo que poderia ser absorvido por pequenas empresas ou usuários comuns, portanto somente grandes empresas podiam usufruir da facilidade que o software oferecia. Com passar do tempo os micro computadores (PCs) foram criados e o então o cenário mudou, na mesma época também sugiram novos softwares que concorriam com o AutoCAD, como por exemplo, o Micro Station e o Vector Works, que eram softwares com as mesmas funcionalidades do AutoCAD. Essa realidade fez com que os custos baixassem e então as pequenas empresas e usuários comuns já podiam ter acesso a computadores e ao AutoCAD.

Visão geral do AutoCAD

A interface

Com a evolução das versões do AutoCAD ele foi sendo melhorado e cada vez mais ficou com uma interface mais amigável, logo, mais fácil de ser utilizado, hoje o AutoCAD se assemelha muito com softwares convencionais que qualquer pessoa está acostumada a utilizar, tal como o pacote Office da Microsoft.

As funcionalidades principais do AutoCAD em relação aos softwares que citei são exatamente idênticas, ou seja, a forma de salvar, salvar como, abrir, iniciar novo documento, imprimir e outras funções desse tipo possuem a mesma forma de serem acessadas e aplicadas.

O ribbon

No AutoCAD a principal barra de ferramentas se localiza na parte superior da interface do programa ocupando essa região toda horizontalmente, essa barra de ferramentas é denominada “ribbon” (fita ou faixa), sendo que ela também se assemelha bastante com a barra de ferramentas dos programas do pacote Office. Essa barra de ferramentas é composta por diversas “tabs” (abas) e em cada uma das tabs existem vários painéis que são compostos por muitas ferramentas utilizadas para desenvolver desenhos e projetos.

A tela de boas vindas

A partir da versão 2013 do AutoCAD, toda vez que iniciamos o programa ele abre a tela de boas vindas, nessa tela nós temos acesso a algumas funções como: iniciar um novo documento, abrir um documento existente, abrir documentos da biblioteca, acessar arquivos recentes, acessar tópicos de ajuda e tutoriais, conhecer extensões do software, fazer um tour pelo programa e se conectar ao AutoCAD pelo Facebook ou Twitter.

O template padrão

Após iniciarmos o AutoCAD e fecharmos a tela de boas vindas, estamos no ambiente onde podemos começar a trabalhar, isso porque o AutoCAD carrega inicialmente um template padrão de trabalho. Um template é um documento que pode conter todo e qualquer tipo de informação já configurada, ou seja, podemos definir estilos de camadas, estilos de cota, estilos de texto e até mesmo alguns desenhos já prontos, colocamos tudo isso dentro de um único arquivo do AutoCAD e salvamos com a extensão *.dwt, que é a extensão de template do AutoCAD. Todas as vezes que quisermos iniciar um novo documento podemos escolher entre os templates padrão do AutoCAD ou algum template que nós mesmos criamos.

O mouse e o teclado no AutoCAD

No AutoCAD tanto o mouse quanto o teclado possuem funções bastante interessantes, com o mouse podemos trabalhar com a visualização do desenho movimentando-o, aplicando zoom e selecionando-o, já com o teclado podemos inserir coordenadas, acessar os comandos de precisão, inserir comandos via linha de comando e etc.. É muito comum usuários experientes de AutoCAD pouco usarem as barras de ferramentas presentes na interface do software, quase todos eles preferem aplicar comandos de desenho e modificação do desenho por meio de atalhos do teclado e do mouse.

Vídeo de demonstração do AutoCAD 2013

Assistam o vídeo abaixo e vejam na prática todas as funções e recursos que foram detalhados neste artigo.

O AutoCAD é um software muito fácil de ser utilizado e que proporciona de uma forma simples e prática ótimos resultados no desenvolvimento de qualquer tipo de projeto, ao passo que nos habituamos com sua forma de trabalho e com a forma de aplicarmos os comandos de desenho corretamente, conseguimos reduzir grandemente o tempo gasto para esboçar nossas ideias com muita precisão e com muita qualidade.

Aprender a trabalhar no AutoCAD significa fundamentar em alicerce firme todo o trabalho de criação, desde desenhos simples até projetos complexos, o AutoCAD oferece segurança para o desenvolvimento, sendo assim podemos ter a certeza que estaremos realizando o nosso trabalho em cima de uma plataforma CAD universal. E para que vocês possam estar cada vez mais atualizados com as novidades do mundo CAD estamos constantemente lançando novos cursos de AutoCAD, fiquem ligados!

Sobre o autor:

Thiago Gianaccini Projetista com mais de 14 anos de experiência prática em projetos e processos de fabricação em ferramentarias e grandes multinacionais na área automobilística. Formado em Mecatrônica Industrial pelo SENAI e Desenho Mecânico é especialista em desenvolvimento de produtos, moldes de injeção, máquinas e dispositivos.
Leia mais

Leia também

  1. Rosa Maria em 23/05/2015:

    Adorei seu site, está me ajudando muito, comecei a dar aulas de autcad básico, para universidade e com suas informações tudo ficou muito mais fácil.

    Obrigada

    Rosa

    Responder
  2. Juan Jose Biosca Brunet em 15/01/2013:

    A aula de video e muito boa, bem detalhada, em um portugues perfeito o senhor esta de parabens. Muito obrigado. Juan Jose Biosca

    Responder

Comentários (2):