Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Desenvolvendo chapas metálicas com o recurso Flange de Aresta no SolidWorks

Postado em: 11/12/2012 Comentários (2)

Dando continuidade a nossa série de artigos sobre os recursos presentes no ambiente de chapas metálicas do SolidWorks, vamos falar agora sobre um segundo recurso que também irá facilitar muito o trabalho quando o assunto é o desenvolvimento de projetos que utilizarão chapas metálicas para serem fabricados. Estou falando sobre o recurso de trabalho chamado Flange de Aresta, esse recurso nos permite criar como o próprio nome já diz, flanges em nossos modelos usando para isso as arestas do mesmo, todo o processo de criação é demasiadamente simples devido a simplicidade que há na aplicação do recurso no projeto.

Assim como o recurso Flange-Base Aba este também é muito fácil de usar, o que diferencia os dois recursos do ambiente de chapas metálicas do SolidWorks é que o recurso Flange de Aresta não necessita precisamente que tenhamos um esboço com uma linha desenhada, para poder aplicar esse recurso basta somente já termos criado uma chapa metálica com o recurso Flange-Base Aba. Usando as próprias arestas do modelo já criado podemos com muita facilidade criar outras flanges que estarão diretamente ligadas ao modelo, essas novas flanges poderão possuir configurações diversificadas.

O uso do recurso Flange de Aresta

SolidWorks - Flange de Aresta

SolidWorks - Flange de Aresta

 

Como já disse antes, para ter sucesso na aplicação do recurso Flange de Aresta somente se faz necessário já termos desenvolvido qualquer tipo de chapa metálica simples com o recurso Flange-Base Aba no ambiente de chapas do SolidWorks, isso é necessário para que utilizemos as arestas do modelo em questão afim de aplicarmos o novo recurso, no caso o Flande de Aresta.

1. Selecionando as arestas do modelo

Não necessariamente precisamos selecionar apenas uma aresta do modelo existente por vez, o recurso Flange de Aresta permite selecionarmos várias arestas de uma única vez para que possamos aplicá-lo. Para que seja possível selecionar várias arestas do modelo de uma única vez você pode segurar a tecla Ctrl (Control) do teclado e depois ir clicando sobre as arestas desejadas, elas podem ser selecionadas numa ordem lógica ou não.

2. Aplicando o recurso Flange de Aresta

Com as aresta selecionadas como disse no passo anterior, já podemos clicar sobre o botão correspondente ao recurso Flange de Aresta presente na barra de ferramentas de chapas metálicas do SolidWorks, logo que você clicar sobre o botão já será possível visualizar o resultado em tempo real do que está acontecendo. Fazendo movimentos com o mouse podemos direcionar para qual lado nossa flange de aresta será criada, e clicando sobre a área gráfica do SolidWorks conseguimos definir o ponto final para a criação da flange.

3. Configurações do recurso

Quando estamos aplicando o recurso é possível configurá-lo na barra de propriedades à esquerda da janela, as configurações disponíveis são inúmeras, porém as que são geralmente usadas com maior frequência nos ajudarão a definir o comprimento do flange e também sua angulação.

Realizem as configurações que desejarem de acordo com seu projeto, depois de fazer isso basta clicar em OK para confirmar o comando e pronto!

Sobre o autor:

Thiago Gianaccini Projetista com mais de 14 anos de experiência prática em projetos e processos de fabricação em ferramentarias e grandes multinacionais na área automobilística. Formado em Mecatrônica Industrial pelo SENAI e Desenho Mecânico é especialista em desenvolvimento de produtos, moldes de injeção, máquinas e dispositivos.
Leia mais

Leia também

  1. Almir em 28/08/2014:

    Pessoal, muito bom dia!
    Tenho acompanhado o trabalho de divulgação e ensinamentos de vocês, e posso dizer com convicção que é simplesmente fantástico. Parabéns, e por favor continue desta forma.
    Mas hoje eu preciso de uma informação, gostaria de saber se é possível criar um flange de aresta em um furo, como se fosse um furo repuxado.
    Muito obrigado.
    Abraços a todos, Almir

    Responder
    • CADguru em 28/08/2014:

      Olá,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.
      Obrigada.

      Responder

Comentários (2):