Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

O desenvolvimento da “Fita” para estampagem no SolidWorks

Postado em: 30/11/2012 Nenhum comentário

No artigo Assistente do SolidWorks VS Blank da Ferramenta de Estampo eu ensinei o que é o blank de uma ferramenta de estampo e também como é possível desenvolver o blank utilizando para isso o assistente de planificação do SolidWorks, mas você pode estar se perguntando qual é a utilidade do desenvolvimento do blank e qual é a função dele no desenvolvimento do projeto da ferramenta. É exatamente sobre esse assunto que iremos tratar agora, veremos que por meio do blank é possível tanto projetar os punções como as matrizes do estampo, como também saber qual será a dimensão da matéria prima utilizada para fabricar aquele produto em chapa metálica.

Para que possamos dar inicio ao projeto de uma ferramenta de estampo é de extrema importância que primeiramente desenvolvamos o blank, ou seja, o produto desenvolvido para que possamos ter acesso à dimensão do produto totalmente planificado. Partindo desse ponto nós podemos definir o tamanho da área que o produto irá ocupar em uma chapa metálica plana que geralmente é denominada “Fita”, isso significa que saberemos qual é o tamanho da fita a ser adquirida para produzir o produto em questão.

A Fita para estampagem do produto

Logo abaixo nós podemos ver nas imagens um mesmo produto, no entanto na imagem 1.1 o produto está em seu estado normal antes de ser planificado, já na imagem 1.2 o produto foi totalmente planificado por meio do assistente de planificação do SolidWorks.

1.1 Produto Normal:

1.1 - produto normal

1.1 - produto normal

1.2 Produto Planificado:

1.2 - produto-planificado

1.2 - produto-planificado

Observem que na primeira imagem o produto possui, de forma geral, uma área menor comparada ao produto na segunda imagem, dessa forma podemos perceber que é totalmente incorreto calcular a matéria prima (fita) que será utilizada para fabricar esse produto antes de possuirmos o produto planificado, se fizéssemos isso com certeza a dimensão da matéria prima ficaria totalmente errada e não conseguiríamos fabricar o produto.

Entendendo o dimensionamento da Fita

A fita nada mais do que uma chapa metálica que é comercializada em “rolos”, essa chapa geralmente possui espessuras e larguras padrão. Ao passo que ela é colocada numa ferramenta de estampo, um alimentador faz com que essa chapa deslize para dentro da ferramenta e dai então o ciclo de estampagem e produção do produto tem seu inicio.

O sucesso do projeto depende do correto desenvolvimento do blank, uma vez que o produto foi planificado é possível determinar a largura da fita e projetar a ferramenta. Veja a imagem abaixo:

Dimensionamento da fita

Dimensionamento da fita

 

Basicamente é dessa forma que acontecem os procedimentos para desenvolvimento da fita e também da ferramenta de estampo para produzir produtos que são fabricados em chapa metálica. Este artigo é um bom complemento para o Curso Modelagem de Chapas Metálicas com SolidWorks 2012.

Sobre o autor:

Thiago Gianaccini Projetista com mais de 14 anos de experiência prática em projetos e processos de fabricação em ferramentarias e grandes multinacionais na área automobilística. Formado em Mecatrônica Industrial pelo SENAI e Desenho Mecânico é especialista em desenvolvimento de produtos, moldes de injeção, máquinas e dispositivos.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):