Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Dica rápida: como criar uma ferramenta de usinagem no CNC Simulator Pro

Postado em: 27/10/2015 Nenhum comentário

Um dos pontos primordiais de criação de um programa CNC é a criação da ferramenta de usinagem, ou seja, criar a ferramenta que será a responsável pelo processo de remoção de material durante a usinagem. Esse conceito também se aplica no processo de programação com a utilização do software de simulação CNC Simulator Pro.

Tendo isso em mente, vamos ver nesse artigo o passo a passo para criação da ferramenta de usinagem, aplicado no software de simulação CNC Simulator Pro. Abaixo temos imagens que ilustram esse processo de criação.

Primeiramente devemos acessar o menu superior chamado de “Settings” e em seguida, seguir até a opção chamada de “Inventory Browser”, para acessar as configuração de criação da ferramenta.

Primeiro passo

Na pagina que se abriu, temos a aba chamada “Tools”, onde temos acesso as informações das ferramentas de usinagem que são criadas em um banco de dados.

Segundo passo

Um pouco mais abaixo nesta mesma aba temos a opção de escolha do tipo de operação de usinagem que está sendo criada, se é uma operação de torneamento ou fresamento, temos então que escolher qual é a opção desejada para nossa programação.

Terceiro passo

Depois de escolher o tipo de operação de usinagem, devemos clicar no botão chamado “Add” para adicionar uma nova ferramenta ao banco de dados e ter acesso a página de especificações técnicas dessa nova ferramenta.

Quarto passo

Em seguida, na página de configurações que se abriu, devemos preencher todos os dados técnicos referentes a nova ferramenta que está sendo criada, onde basicamente vamos preencher  configurações como o nome da ferramenta, o tipo de ferramenta de usinagem, o diâmetro da ferramenta e o comprimento da ferramenta.

Quinto passo

Depois de todo o preenchimento do formulário de dados técnicos da ferramenta, vamos clicar no botão “ok”, para conseguir visualizar na página de banco de dados das ferramenta de usinagem, a ferramenta que acabou de ser criada com suas devidas especificações. Confirmando todas as características determinadas, devemos clicar no botão chamado de “Insert at cursor” para transmitir automaticamente a ferramenta criada no corpo do programa CNC.

Sexto passo

Agora já é possível visualizar no corpo do programa CNC a ferramenta criada, com sua representação específica de chamada aplicada na programação.

Sétimo passo

Seguindo esse processo detalhado, com as mudanças necessárias nos dados técnicos das ferramentas de usinagem em relação a necessidade do programador, temos a criação da ferramenta de trabalho.

Se quiser conhecer conhecer nossos cursos mais recentes de CNC acesse nossa loja Cursos Guru.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):