Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Elementos do molde de injeção: anel de centragem

Postado em: 28/03/2016 Nenhum comentário

Outro componente dos moldes de injeção que iremos conhecer é o anel de centragem. Para a fabricação deste componente é utilizado um aço com baixo teor de carbono, basicamente sua principal função é a de centralizar o molde na máquina injetora e ainda fixar a bucha de injeção através de três parafusos do tipo Allen.

:: Elementos do molde de injeção: conheça a placa base inferior
:: Elementos do molde de injeção: conheça a placa base superior

Anel de centragem em 3D

O anel de centragem ainda exerce uma tarefa de suma importância no conjunto como um todo, ele é responsável pelo alinhamento perfeito do molde de injeção com o bico de injeção da máquina ferramenta e algumas vezes pela fixação do bico de câmara quente. A respeito do seu dimensionamento, o seu diâmetro externo, está diretamente relacionado com a máquina de aplicação do molde a ser utilizada e devem ser dimensionados 0,2 mm menor que a medida de catálogo com tolerâncias de 0,05 mm. O seu comprimento (ou espessura) deve ser definido com a finalidade de garantir o perfeito funcionamento do anel de centragem.Dimensionamento do anel de centragem

:: Elementos do molde de injeção: bucha de injeção
:: Elementos do molde de injeção: buchas de guia

Conhecemos a principal função de mais um dos componentes que fazem a composição dos moldes de injeção. Cada componente possui uma determinada característica fazendo com que todo o conjunto tenha um perfeito funcionamento.

Gostou? Então aproveite para conhecer nossos cursos gratuitos de CNC.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):