Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Elementos do molde de injeção: pinos extratores do produto

Postado em: 04/04/2016 Nenhum comentário

Os pinos de extração dos produtos que são utilizados nos moldes de injeção, em sua maioria, são fabricados em aço H13. Tem cabeça forjada a quente, são retificados e normalizados, fazendo com que se reduza ao mínimo os atritos com as placas e as tensões geradas na fabricação. Com esse tratamento, os fabricantes possibilitam que os extratores suportem mais de 1 milhão de ciclos sem quebra.

:: Elementos do molde de injeção: conheça a placa base inferior
:: Elementos do molde de injeção: conheça a placa base superior

Pino de extração de produtos

Na maioria das vezes eles possuem uma geometria cilíndrica, podendo sofrer variação de acordo com a necessidade e possuem uma função específica no molde: extrair o produto sem deformá-lo.

Os pinos extratores de produto são aqueles que possuem um contato direto com a matéria-prima injetada. Para estes pinos, a folga deve ser precisa para não ocasionar um anel de rebarba e quanto melhor ajustado o comprimento, menos perceptível é a marca deixada na peça plástica.

Para extratores, existem diversos tipos à escolher e dependendo da escolha, no caso de precisar de pinos muito compridos e finos, é aconselhável a utilização de uma bucha guia para evitar que os mesmos não entortem, ou ainda, se pode deixar o pino posicionado e fazer uma bucha trabalhar dependendo do projeto.

:: Elementos do molde de injeção: bucha de injeção
:: Elementos do molde de injeção: buchas de guia

Dimensionamento do pino de extração

:: Elementos do molde de injeção: anel de centragem

Os pinos extratores também podem ter a função de extração das próprias cavidades do molde, onde são utilizados para auxiliar na extração de peças soltas (postiços), que devem ser extraídas junto com o produto final. A folga no diâmetro dos pinos extratores não deve ser mínima e sim de uma maneira em que ele possa trabalhar de maneira livre. Ainda é importante atentar-se com o comprimento dos pinos, pois ele deve acompanhar os extratores de produto no funcionamento.

Os pinos extratores mais utilizados são disponibilizados em catálogos e já são fabricados de maneira padronizada, podendo ser repostos com troca de estoque.

Gostou? Então aproveite para conhecer nossos cursos gratuitos de CNC.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):