Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Estampo de corte: o que são, para que servem e quais as principais operações?

Postado em: 20/11/2013 Comentários (4)

Os estampos são ferramentas projetadas e construídas para a fabricação em série de peças conformadas mecanicamente, que são compreendidos em um conjunto de operações e por intermédio das quais uma chapa plana é submetida a transformações, formando assim, o produto final. Os mesmos podem ser das mais variadas formas geométricas.

Os estampos são entendidos em três operações básicas: corte, dobra e repuxo. Neste artigo, aprenda um pouco mais sobre os estampos de corte.

Imagem ilustrativa de um estampo de corte

Estampo de Corte

O que são os estampos de corte?

Os estampos de corte fazem parte de um processo que tem por objetivo cortar uma chapa de determinado material e uma determinada espessura no formato necessário.

Por exemplo: suponhamos que tenho um produto de chapa com formato de estrela e, para obtenção deste perfil, tenho que ter uma matriz de aço (VC 131) com um furo no formato desta estrela com uma folga de corte determinada por meio de cálculos e também um punção (macho de corte), com o mesmo formato da respectiva estrela e o material da matriz referida. A determinada chapa é apoiada na matriz no momento em que o punção de corte  é acionado com a ação de uma prensa e, assim, o mesmo exerce uma pressão sobre a chapa, que é a chamada força de corte. Também definida por meio de cálculos, esta corta a chapa que foi penetrada  na matriz para que jogue para baixo o produto cortado que tem o perfil da estrela que definimos.

Processo de corte de um estampo de corte

Temos, resumidamente, como definição, o estampo de corte, que consiste em um processo de usinagem onde temos como resultado o nosso produto por meio de uma operação. Nessa operação, um punção de corte é submetido a uma força que faz com que o perfil definido em sua extremidade seja definido na chapa que está sendo cortada com o auxílio de uma matriz de corte, que também tem o mesmo perfil do punção, mas com uma folga de corte.

Todos os dados técnicos são definidos com o auxílio de cálculos e tabelas, que são especificados na fase de projeto da sua ferramenta de corte, mas os estampos de corte não são definidos apenas por um punção de corte, de uma matriz de corte e por uma chapa. Existem muitos outro componentes para fabricação dessa ferramenta onde podemos citar:

  • espiga
  • placa superior
  • placa inferior
  • placa de choque
  • réguas guias
  • placa guia
  • parafusos
  • pinos guia

As ferramentas de estampagem de corte têm apenas a função de cortar o produto desejado, consideramos essas ferramentas como estampos simples, pois executam apenas uma operação de usinagem: o corte.

Veja nesse vídeo uma ferramenta de corte em trabalho:

Sendo assim, temos estas ferramentas como sendo os estampos mais básicos, mas que também são utilizados em operações anteriores às operações de usinagem mais complexas.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

  1. Evaldo Melo em 22/01/2014:

    Estampo para esquadrias (janelas, portas de alumínio).
    Qto custa, tem curso para montagem das mesmas?

    Responder
  2. Evaldo Melo em 19/01/2014:

    Qto custa uma ferramenta desta, existe curso de montagem de esquadria?

    Responder
    • mauricio em 14/11/2014:

      Quando for plamejar um projeto de estampo qual sao as primeiras e as principais caracteristicas a serem abordadas?

      Responder
    • CADguru em 20/01/2014:

      Olá Everaldo,

      Por gentileza o Sr. se refere ao valor do curso ou do software?

      Aguardo retorno.

      Responder

Comentários (4):