Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Usando Pattern, Dimensões, Restrições Geométricas e Edição do Sketch no Inventor

Postado em: 30/05/2012 Nenhum comentário

Está na hora de conhecermos mais algumas ferramentas muito interessantes do ambiente de sketch (esboço) do Inventor 2013, é sempre bom saber a utilidade de todas as ferramentas do ribbon quando estamos no ambiente de sketch para que possamos desenhar poupando tempo e esforço, podemos acompanhar isso com melhor detalhes no módulo 4: O trabalho com pattern, dimensões, restrições geométricas no sketch 2D e edição do sketch, do nosso curso. Desenvolver projetos já não é uma tarefa nada fácil devido a atenção que precisamos dar a cada detalhe, então vamos ganhar tempo com as coisas mais simples e deixar o tempo que economizamos para gastar enquanto pensamos em soluções inovadoras que podemos criar com o inventor 2013.

Quais ferramentas veremos?

É claro que existem várias formas de desenhar uma mesma forma geométrica, mas podemos escolher a forma mais fácil sempre que for possível, para conseguir optar pelo melhor modo de criar um desenho no ambiente de sketch devemos ter bem claro quais são as funções de cada ferramenta de desenho, caso contrário podemos estar gastando tempo à toa somente por não conhecer o que pode ser muito útil para nós. Conheceremos agora algumas ferramentas essenciais que estão objetivadas em reduzir esforços e tempo de projeto.

A ferramenta pattern

Ferramenta Pattern Inventor

Nem em sonho precisamos desenhar cinquenta vezes a mesma forma geométrica se o projeto que estamos desenvolvendo exige cinquenta formas geométricas iguais, para realizar essa tarefa com mais facilidade temos a ferramenta pattern que cria um padrão repetitivo daquilo que quisermos, sejam círculos, quadrados ou qualquer outra forma que possamos imaginar. Com pattern temos a possibilidade de criar repetições lineares e também circulares, para cada modo de repetição podemos realizar vários tipos de configurações, da esquerda para direita, de cima para baixo e assim por diante.

As dimensões

Dimensões do Sketch Inventor

Creio que muitos de vocês sabem que é possível inserir dimensões nos desenhos que criamos no sketch, seja apenas para controle ou mesmo para redimensionar desenhos criados a “mão livre”. De qualquer forma não é bem disso que quero falar agora, prefiro falar das várias opções de cotagem (dimensionamento) que temos disponível no Inventor.
Além do que eu já falei logo acima sobre as cotas, se explorarmos o comando descobriremos que muitas outras coisas interessantes podem ser feitas usando os dimensionamentos, por exemplo, criar parametrizações no sketch. Não vou prolongar muito esse tema agora, mas deixo o convite e o desafio para que tentem usar as cotas de forma mais abrangente no ambiente de sketch do Inventor.

Restrições geométricas no sketch

Sendo bem agressivo posso dizer que a natureza humana é obsecada no em possuir o controle de tudo e todos mesmo que em alguns casos isso seja apenas uma ilusão, não diferente disso no mundo dos projetos também devemos ter controle de tudo que criamos, porém com uma diferença, nos projetos não pode haver ilusões, o controle deve ser realmente total para que tudo seja feito com grande precisão e perfeição. As restrições geométricas no sketch são exatamente para controlar os desenhos que criamos fazendo com que todos eles fiquem muito bem dispostos entre si.
Quando precisamos controlar perpendicularidade, concentricidade, tangência, coincidência e muito mais, fazemos uso das restrições geométricas, após aplicá-las podemos trabalhar com mais segurança nos certificando que aquelas geometrias sempre estarão naquele mesmo lugar independentemente do que façamos no projeto.

A edição do sketch

Restrições Geometricas do Sketch Inventor

Criamos tudo, todos os desenhos estão prontos e já foram usados para criar extrusões e consequentemente peças 3D, mas ao final do processo de desenvolvimento do projeto descobrimos que algo passou despercebido, um erro ocorreu e está comprometendo alguns detalhes do projeto. Acalme-se, não é necessário entrar em pânico, podemos com muita facilidade editar sketches já prontos e usados no projeto a fim de aplicar correções ou modificações pertinentes.

Expandindo os recursos no browser bar (árvore de projetos) temos acesso ao sketch que foi usado para dar origem àquele recurso, clicando sobre o recurso com o botão direito do mouse e selecionando a opção “Edit sketch” somos direcionados ao ambiente de sketch onde é possível editar o sketch em questão. Podemos realizar essa tarefa quantas vezes forem necessárias até que tudo esteja totalmente correto e não apresente riscos.

Conclusão

Vimos nesse artigo a funcionalidade de quatro ferramentas que mudam o rumo de desenvolvimento de qualquer projeto, aprenda a usar não somente essas ferramentas como muitas outras fazendo o Curso Básico de Inventor 2013 que o CADguru acaba de lançar.

Sobre o autor:

Thiago Gianaccini Projetista com mais de 14 anos de experiência prática em projetos e processos de fabricação em ferramentarias e grandes multinacionais na área automobilística. Formado em Mecatrônica Industrial pelo SENAI e Desenho Mecânico é especialista em desenvolvimento de produtos, moldes de injeção, máquinas e dispositivos.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):