Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Ferramentas de Análise do Molde de Injeção no SolidWorks

Postado em: 29/10/2012 Comentários (7)

Para quem já é um projetista de moldes de injeção ou para aqueles que desejam começar nessa área, é importante que antes de começar a projetar, avalie e conheça muito bem o produto a ser moldado para que possa realizar um projeto de qualidade. Existem produtos com geometrias bastante simples e outros com geometrias muito complexas. Nos simples fica fácil identificar as regiões onde deve existir a linha de partição do molde, as partes que serão formadas por segmentos móveis ou partes que requerem inclinação, já nos produtos mais complexos identificar todas essas regiões pode se tornar uma tarefa árdua e difícil.

Para solucionar esse problema de identificação das regiões no molde o SolidWorks possui algumas ferramentas de análise que irão ajudar muito no trabalho e fazer com que tudo fique muito mais rápido. Com essas ferramentas é possível avaliar no produto, com bastante eficiência, onde deverá ser traçada a linha de partição, onde será necessário o uso de segmentos móveis como gavetas, postiços e pinças, e também onde é necessário aplicar ângulos de saída para que o produto possa ser destacado com mais facilidade das cavidades do molde.

As ferramentas de análise são bem fáceis de usar porque são muito intuitivas e trabalham com variação de cores para exibir as regiões do produto que necessitam de atenção especial. Qualquer pessoa sem grande conhecimento em moldes de injeção consegue utilizá-las sem grandes complicações.

Ferramenta de Análise de Inclinação

SolidWorks - Ferramentas de Moldagem

 

Para usar essa ferramenta temos que acessar as ferramentas de moldagem no SolidWorks. Para isso basta acessar esse grupo de ferramentas posicionando o mouse sobre qualquer uma das abas da barra de ferramentas superior e clicar com o botão direto do mouse sobre qualquer uma delas. Então é exibido um sub menu onde temos a opção de habilitar a aba de ferramentas de moldagem e a partir desse momento uma nova aba será exibida no contexto da barra de ferramentas superior do SolidWorks dando acesso não somente às ferramentas de análise, mas também a todas as outras ferramentas usadas no processo de desenvolvimento de um molde.

O primeiro passo para realizar a análise de inclinação é selecionar um plano de trabalho ou uma face no produto que seja perpendicular à direção de extração do produto e ajustar a direção de extração. Depois disso podemos definir o ângulo de inclinação de referência a partir do qual queremos avaliar o produto. Agora é somente clicar em “analisar inclinação” e avaliar os resultados.

SolidWorks - Análise de Inclinação

 

Ferramenta de Análise de Linha de Partição

SolidWorks - Direção de Extração

 

Essa ferramenta tem a função de definir no produto com base na análise de inclinação a linha que dividirá o núcleo e a cavidade. A ferramenta identifica todos os ângulos existentes no produto por meio da seleção da direção da extração e mostra com clareza onde devemos traçar a linha de partição.

Quanto menor é o ângulo que definimos nas configurações para a análise, mais precisa será a análise da linha de partição. Essa ferramenta também trabalha com a variação de cores para mostrar o resultado obtido. Podemos habilitar e desabilitar a análise em qualquer momento do projeto ao passo que estamos desenvolvendo as cavidades do molde de injeção. Isso facilita o processo de criação das cavidades porque podemos visualizar a linha de partição com apenas poucos cliques.

SolidWorks - Análise da Linha de Partição

 

Ferramenta de Análise de Rebaixo

SolidWorks - Realizando Análise de Rebaixo

 

Análise de rebaixo é o nome que encontraremos no SolidWorks para a ferramenta que avalia a necessidade de gavetas e postiços móveis no molde de injeção. Essa ferramenta de análise encontra no produto as regiões com angulação negativa acentuada que necessita de um segmento móvel para que a região possa ser moldada no produto.

Para utilizar essa ferramenta também é necessário selecionar uma direção de extração principal, mas podemos selecionar várias outras direções de extração a serem avaliadas com relação à necessidade do uso de componentes que se movimentam fazendo com que o produto seja possível de ser extraído.

SolidWorks - Resultado da Análise de Rebaixo

Vantagens das Ferramentas de Análise

Podemos concluir que o trabalho se torna muito mais rápido e seguro quando usamos as ferramentas de análise. O trabalho fica mais seguro porque não corremos o risco de esquecer ou confundir alguma região do produto na qual seria necessário um ajuste ou um mecanismo especial para que aquela área seja moldada e extraída de forma correta.

Outra grande vantagem é que a análise possui 100% de confiabilidade, ou seja, podemos considerá-la como parte do processo de desenvolvimento das cavidades do molde de injeção. Realizando sempre os processos de análise reduzimos demasiadamente a porcentagem de erro humano no projeto. Isso vai garantir um produto de qualidade que dispensa retrabalhos após o ciclo de injeção.

Caso esteja interessado em saber mais sobre criação de moldes para injeção, confira o nosso Curso Básico de Projeto de Moldes no SolidWorks 2012

Sobre o autor:

Thiago Gianaccini Projetista com mais de 14 anos de experiência prática em projetos e processos de fabricação em ferramentarias e grandes multinacionais na área automobilística. Formado em Mecatrônica Industrial pelo SENAI e Desenho Mecânico é especialista em desenvolvimento de produtos, moldes de injeção, máquinas e dispositivos.
Leia mais

Leia também

  1. Douglas Barreiro em 02/10/2013:

    Bom dia,
    Ao construir uma cavidade estou me deparando com um erro:
    Não é possível costurar as folhas juntas
    Por favor, poderia me ajudar neste problema
    obrigado
    douglas

    Responder
  2. Rogerio de mello em 02/10/2013:

    Poderia enviar para mim a sequencia de estalação do AUTO CAD ESTUDANTE para Windows 8

    Responder
    • CADguru em 09/10/2013:

      Olá Rogério,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
  3. Jonas em 02/06/2013:

    boa tarde pq em algumas maquinas o comando analise de inclinaçao nao fica com as cores diretas e fica com a opçao de calcular,em outras maquinas nao fica com opçao de calcular,
    ou sera algum tipo de configuraçao do programa,ou tipo de placa de video
    att jonas
    obg

    Responder
    • CADguru em 11/06/2013:

      Olá Jonas,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
  4. Rene em 14/12/2012:

    Não consigo estrair Macho/cavida aparece uma mensagem de erro “não é possivel costurar folhas juntas”
    Sabe como posso resolver isso.

    Rene

    Responder
    • CADguru em 17/12/2012:

      Olá Rene,

      Criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (7):