Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Festival Mundial de Arquitetura 2013

Postado em: 22/07/2013 Nenhum comentário

Em sua sexta edição o Festival Mundial de Arquitetura é a maior competição entre projetos arquitetônicos do mundo todo. Desde a sua primeira edição em 2008, na Universidade Bocconi, em Milão, mais de 8 mil arquitetos de 65 países já participaram do evento.

Este ano o World Architecture Festival acontece de 02 a 04 de outubro em Cingapura e reúne mais de 300 projetos em 29 categorias. Entre os projetos de mais de 50 países que concorrem nesta edição, estão 8 projetos arquitetônicos brasileiros, dos arquitetos Isay Weinfeld, Marcio Kogan, Gustavo Penna e Flavio Castro.

Destaques criativos

Entre as 29 categorias presentes na competição, podemos destacar os edifícios residenciais, culturais, educacionais, religiosos, centros de compras e de esportes. As categorias são distribuídas em 3 conceitos: Edificações Completas, Paisagismo e Projetos do Futuro, que abordam questões tecnológicas na construção. Este ano a competição conta com propostas criativas e inovadoras, nos mais diversos temas:

Seguindo o padrão urbano da área de Malmo, na Suécia, como uma caixa desconstruída está Emporia, um espaço para comércio projetado pelo escritório de arquitetura Wingårdh Arkitktkontor AB.

Espaço para comércio Emporia - Suécia

Espaço para comércio Emporia – Suécia

Dentro de um complexo hoteleiro  ao longo do rio Dakbla está o Kontum Indochine Cafe , na cidade de Kon Tum, no Vietnã. O escritório Vo Trong Nghia Architects projetou um restaurante sem paredes, permitindo vistas panorâmicas sobre as piscinas.

Kontum Indochine Cafe - Vietnã

Kontum Indochine Cafe – Vietnã

O novo aquário nacional da Dinamarca, chamado Blue Planet (Planeta Azul), tem formas orgânicas e foi inspirado pelos elementos encontradas na natureza. O prédio, projetado por 3XN, está localizado em um elevado de frente para o mar, ao norte de Porto Kastrup.

Aquário nacional da Dinamarca

Aquário nacional da Dinamarca

Projetos Brazucas

Os representantes brasileiros concorrentes ao prêmio do World Architecture Festival 2013 são os arquitetos Isay Weinfeld, Marcio Kogan (Estúdio MK27), Gustavo Penna e Flavio Castro, com 8 projetos residenciais. Conheça alguns dos nossos representantes Brazucas:

Casa Braga – Gustavo Penna

Em um terreno  de mil m² em Nova Lima, Minas Gerais, a proposta da Casa Braga seguiu alguns pontos predeterminados, como reduzir as interferências na área em declive, impedir que os interiores fossem vistos da rua e assegurar autonomia visual em relação aos lotes laterais. Uma passarela em nível vence a inclinação e conduz à caixa hermética, no patamar intermediário do terreno. O acesso amplo e vazado brinca com a noção de cheios e vazios e enquadra a bela vista para a serra e para a lagoa.

Casa Braga de Gustavo Penna

Casa Braga de Gustavo Penna

Fazenda Boa Vista – Isay Weinfeld

Localizada na cidade de São Roque, interior do estado de São Paulo, a Fazenda Boa Vista, projetada por Isay Weinfeld, é uma das finalistas do prêmio. O complexo tem área de 100 alqueires de mata nativa, fechada e preservada e a arquitetura das construções feitas em madeira, pedra e vidro, procura integrar-se a todo o entorno. O conjunto conta conta com 15 lagos, um hotel, campo de golfe, quadras esportivas, piscinas, fazendinha, além de diversos bosques e jardins.

Fazenda Boa Vista de Isay Weinfeld

Fazenda Boa Vista de Isay Weinfeld

Casa Cubo – Marcio Kogan

Esta casa de 540 m² foi projetada pela equipe Marcio Kogan, Suzana Glogowski e Diana Radomysler, e como o próprio nome diz, tem o formato de cubo, partido do projeto. Materiais em estado bruto compõem a área externa, como o concreto aparente e chapas de alumínio perfuradas com efeito floral, que valorizam a luz natural e a ventilação no ambiente interno e potencializam a forma da edificação. A integração com a área externa é feita por meio de grandes vãos e do uso de vidro laminado. A piscina foi revestida em pastilha verde para que se misturasse à vegetação de forma sutil.

Casa Cubo de Márcio Kogan

Casa Cubo de Marcio Kogan

Gostou? Para saber mais sobre o World Architecture Festival 2013, visite a página do evento e conheça os outros finalistas. Inspire-se neste post e aproveite nossos Cursos das áreas de Arquitetura e Engenharia para colocar em prática toda a sua criatividade.

Sobre o autor:

Equipe CADguru A Equipe CADguru cuida do conteúdo e divulgação do site, novas iniciativas, administração de servidores, controle de qualidade dos cursos, atendimento os usuários e em geral tudo o que precisa para fazer o CADguru fornecer conhecimento gratuito de alta qualidade.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):