Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Trimble – Conheça a Empresa que Comprou o SketchUp do Google

Postado em: 31/07/2012 Comentários (6)

SketchUp é Vendido pelo Google

A Google, que é uma empresa conhecida por comprar empresas, anunciou no dia 26 de abril um movimento que não é típico deles: vender um dos seus produtos. Neste caso o software de modelamento 3D SketchUp foi vendido para a empresa Trimble segundo foi anunciado no Blog do SketchUp.

Haviam boatos a respeito da venda algumas semanas antes dela ser anunciada, o principal candidato a comprar o SketchUp era a Dassault Systèmes, fabricante do CATIA e SolidWorks, softwares muito fortes nessa indústria. Porém o comprador foi a Trimble, uma empresa menos conhecida pois oferece soluções corporativas e, não tinha até agora, produtos tão populares como o SketchUp.

Na equipe CADguru ficamos nos perguntando quem é a Trimble, assim nada melhor do que trazer alguns dados sobre eles. O primeiro é que não são nem pequenos nem novos no mercado. A companhia existe desde 1978, faturou 1,6 Bilhões de dólares em 2011 e possui escritórios em mais de 30 países. A empresa também trabalha com tecnologia em GPS, Lasers, Optica e Navegação Satelital Global (GNSS) e oferecem um amplo portfolio de produtos e soluções nas áreas de Engenharia e Construção, Agricultura, GIS, Mapas, Transporte e comunicações sem fio.

Os porquês da venda pelo o Google, não são muito importantes para nós, o que nos importa é como os novos donos irão cuidar do nosso querido software de modelação 3D gratuito. Assim nos resta apenas uma pergunta: porque uma empresa tão especializada, que tem tecnologias usadas por governos e grandes empresas, comprou um produto de uso massivo como o SketchUp, que tem mais de 30 milhões de usuários só no último ano?

Acreditamos que inicialmente a visibilidade de ter um produto como este já é um grande beneficio para qualquer empresa e além disso existe o SkethUp Pro, que é vendido por US$495 e pode gerar uma receita interessante, assim que não parece um mal negocio. Mas achamos um primeiro anúncio sobre os objetivos da Timble: ontem foi anunciado que as soluções de Layout de Construção agora tem integração com o formato nativo do SketchUp (em inglês). Ou seja um construtor pode verificar a se a obra está sendo construída segundo o modelo 3D criado no SketchUp diretamente em campo com os equipamentos da Trimble.

E vocês, o que acham sobre o tema?

Leia também

  1. Andre Diogo em 02/08/2012:

    acho que essa comprou porque tinha dinheiro sobrando e viu a oportunidade de melhorar e espandir seus negocios

    Responder
  2. Peter em 01/08/2012:

    O principal diferencial da Google e que foi o que fez ela crescer no mercado, foi enxergar, de uma forma inovadora, que as soluções em informástica/softwares não precisavam ser vendidas, a empresa poderia lucrar de outra maneira. Será quer a Timble tem esta visão !?…

    Responder
  3. Luis Fernando em 01/08/2012:

    Espero que continue gratuito

    Responder
  4. winnisey em 01/08/2012:

    acho que agora vai ficar pior para conseguir novas versões.

    Responder
  5. Marcio em 31/07/2012:

    Só espero que eles não venham deixar apenas a versão pró, e a versão free para testes de 30 dias.

    Responder
  6. JOÃO AFONSO em 31/07/2012:

    ficaria melhor si o preço do solfware ficace barato para comprar-mos

    JOÃO AFONSO

    Responder

Comentários (6):