Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Habilite e desative o recurso de filtros no SolidWorks 2013

Postado em: 22/11/2013 Comentários (2)

A utilização de filtros no SolidWorks pode nos ser útil em casos de peças com complexidade maior ou quando queremos selecionar um elemento em específico, como um ponto ou uma aresta do modelo. A função do filtro é permitir somente a seleção de elementos determinados de acordo com a definição do usuário.

Outro caso que acontece é de o usuário habilitar filtros sem realmente querer filtrar elementos e acabar pensando que o seu software está com problema. Pensando nisso, elaboramos este tutorial para ensiná-lo a habilitar e também desabilitar os filtros do SolidWorks.

A aba de filtros do SolidWorks 2013

Para trabalharmos com os filtros, precisamos exibir a caixa de seleção dos filtros. Para fazer isto, clicamos com o botão direito na aba superior e selecionamos a opção de “Filtros de seleção”.

como habilitar a caixa dos filtros de seleção no SolidWorks 2013

Desabilitando os filtros

Como padrão, o SolidWorks traz alguns atalhos de seleção de filtros, por isso, quando estamos modelando e apertamos alguma tecla sem querer, às vezes não conseguimos mais selecionar determinada face ou aresta. Quando acontecer isto, habilite a caixa dos filtros e vá na opção “Limpar todos os filtros”.

como limpar todos os filtros de seleção no SolidWorks 2013

Habilitando os filtros

Quando queremos selecionar determinado elemento do modelo, como uma aresta ou um ponto específico e estamos com problemas, podemos utilizar os filtros. Quando você seleciona uma das opções de filtro, o SolidWorks tira as opções de seleção de todos os outros elementos. Por exemplo, se você selecionar a opção de “Filtrar Arestas” só irá conseguir selecionar arestas do modelo. Se tentar selecionar um plano, o SolidWorks não vai deixar.

como filtrar somente as arestas do modelo no SolidWorks 2013

Caso deseje selecionar mais de uma classe de elemento, habilite mais de uma caixa na barra dos filtros, como, por exemplo, “Filtrar arestas” e “Filtrar faces”. Assim, você poderá selecionar arestas e faces, ignorando a seleção de todos os outros elementos do modelo.

aprenda a filtrar arestas e faces no SolidWorks 2013

Com isso, podemos usar os filtros para nos ajudar a selecionar determinados elementos no modelamento e não teremos mais problemas quando habilitar sem querer determinado filtro através de atalhos.

Se você deseja aprender mais sobre o software, confira nosso Curso Gratuito de SolidWorks 2013 Básico.

Sobre o autor:

Rafael Ranghetti Técnico em mecânica industrial e graduando em Engenharia Naval pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou em desenvolvimento mecânico de produtos em uma multinacional, e realizou intercâmbio nos EUA através do programa Ciência sem Fronteiras. Procurando constante aperfeiçoamento tenta aprender coisas novas a cada dia. Não se limitando à área técnica, procura compreender os diversos campos que tem impacto na educação, como técnicas de ensino e áreas da comunicação.
Leia mais

Leia também

  1. J. Edson em 25/04/2014:

    Existe alguma ferramentaque possibilite eliminar (limpar) as sobre-linhas e pontos perdidos no esboço?
    Grato….

    Responder
    • CADguru em 28/04/2014:

      Olá J. Edson,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (2):