Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Hidráulica de Canais Abertos no HEC-RAS

Postado em: 11/03/2014 Comentários (2)

Neste artigo, trataremos sobre o assunto Hidráulica de Canais Abertos, que é um tema comum para quem desenvolve análises utilizando o HEC-RAS.

A Hidráulica de Canais Abertos envolve o estudo de escoamentos em canais em que a superfície esteja exposta à atmosfera e diretamente relacionada a rios, canais e cursos d’água naturais. Abaixo, apresentamos alguns conceitos que são importantes para quem deseja conhecer melhor essa área da Hidráulica.

Escoamento em canais abertos

Este tipo de escoamento ocorre quando a água flui em declive em um conduto onde sua superfície esteja exposta a atmosfera. A Hidráulica de Canais Abertos é o estudo das leis que regem o escoamento da água em condutos livres, o que geralmente inclui canais, cursos d’água naturais e tubulações, desde que estas não estejam pressurizadas.

canal natural

Conceitos importantes

Neste tópico falaremos um pouco sobre alguns conceitos básicos, porém, extremamente importantes, que serão constantemente abordados na hidráulica de canais abertos.

Canais Prismáticos: Um canal é dito prismático quando ao longo de seu comprimento a declividade e a forma do canal permanecem constantes. Apesar destas exigências serem possíveis em canais artificiais, canais prismáticos são extremamente raros em cursos d’água naturais. Normalmente, para cálculos realizados em canais naturais adota-se que este seja prismático em um determinado trecho, e aí analisa-se as características do canal trecho a trecho.

Declividade: A declividade do canal é uma característica extremamente importante para o cálculo do escoamento. Basicamente, o valor de declividade informa a variação da cota de fundo de um canal ao longo do seu comprimento. A partir da imagem abaixo podemos calcular, facilmente, a declividade de um trecho de um canal aberto.

calculando a declividade de um canal

Método para cálculo da Declividade (I) de um canal

Perfil transversal do canal: Também chamada de seção topobatimétrica, o perfil transversal fornece inúmeras características do curso d’água. Estas características são obtidas a partir de uma linha imaginária que cortaria transversalmente o canal fornecendo seu raio hidráulico, perímetro molhado e área molhada. Na imagem abaixo, podemos visualizar cada uma destas características.

secao de um canal

Perfil transversal de um canal.

Com isso, finalizamos este artigo onde exploramos algumas características do escoamento em canais abertos, que é parte dos estudos que podem ser realizados na área de Hidráulica de Canais Abertos, tema de um de nossos cursos. Sendo assim, não deixe de visitar a página e conhecer o escopo dos nossos cursos de HEC-RAS 4.1 na loja dos Cursos Guru.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

  1. fernandes fernandes em 17/03/2014:

    ola
    vivo em Portugal posso adquirir os vossos cursos?
    e como pagar?

    Responder
    • CADguru em 17/03/2014:

      Olá Fernandes,

      Encaminhamos um e-mail para você.

      Aguardo retorno.

      Responder

Comentários (2):