Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

A importância do AutoCAD Civil 3D na formação dos novos engenheiros

Postado em: 30/04/2013 Comentários (4)

Muito se fala sobre a importância do uso de novas tecnologias e novas tendências educacionais, que auxiliem educadores de todos os ciclos do ensino a tornarem suas aulas mais interessantes, objetivas e atualizadas. Contudo, vale ressaltar que em certos momentos este ideal acaba por ser mal utilizado, já que o emprego de softwares inadequados, ou então softwares corretos abordados de forma equivocada terão o mesmo efeito, ou até mesmo pior, do que se não fossem utilizados.

Formação de alunos

Se essas dificuldades já são encontradas nos ciclos básicos de ensino, imaginem os efeitos que o mal uso de um software durante uma aula possam interferir na formação de um profissional.Até mesmo por isso, foram, e são, desenvolvidas inúmeras teorias voltadas para a prática docente no ensino superior, que de alguma forma possam auxiliar a formação de profissionais que sigam as novas tendências que o mercado de trabalho necessita.

Por meio deste artigo venho tocar em um ponto que acredito ser crucial para o desenvolvimento dos cursos de engenharia, o uso do AutoCAD Civil 3D nos cursos voltados para a área de infraestrutura, como Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Engenharia Hídrica, outras engenharias como a de Agrimensura também pode ser correlacionada nesse caso.

Elaboração de Projetos

Chega a ser desnecessário comentar sobre a importância do ensino de disciplinas voltadas a desenho técnico, nos cursos de engenharia. Mesmo com os avanços tecnológicos e o desenvolvimento de softwares CAD nas mais diversas áreas, o desenho a mão, utilizando pranchetas, lápis e papel ainda é muito bem visto por todas as universidades, públicas ou privadas, e visto como essencial na formação de qualquer engenheiro.

É nessa parte da sua formação, que o aluno, irá conhecer as normas técnicas para criação de um desenho, que possa auxiliar na elaboração de um projeto, seja ele uma casa, uma ponte ou até mesmo uma rodovia. Hoje, ao meu ver, essa disciplina é extremamente interessante, não somente pelo fato de ensinar estas normas, mas sim para o aluno perceber o quanto é importante utilizar softwares CAD para a elaboração de um grande projeto, pois com os softwares CAD eles poderão desenhar, corrigir a qualquer momento um ponto falho do seu desenho, analisar de várias formas diferentes as variantes do projeto.

Engenheiros trabalhando

Neste ponto posso até dar um exemplo próprio, quando comecei a trabalhar com CAD, utilizei a versão R14 do AutoCAD, que contava com inúmeros comandos que naquela época já eram cruciais para o desenvolvimento de um projeto com agilidade e precisão. Mas vendo hoje em dia as capacidades do Civil 3D fico me perguntando qual será o nível dos projetos de engenharia desenvolvidos nas próximas décadas.

Hoje um aluno que está no começo da sua formação pode trabalhar com ferramentas que vão muito além do que podia se imaginar no passado. Com um trabalho manual de poucas horas, e as vezes bem menos que isso, ele será capaz de analisar um terreno, obtendo elevações, declividades, volumes de corte e aterro. Poderá projetar uma estrada desde seu alinhamento até a formação estrutural, criando no final vistas isométricas para impressão, relatórios de materiais.

Mas e a precisão? Também é afetada positivamente? Claro! Com o Civil 3D você pode utilizar ferramentas que analisem se a curva da sua estrada está dentro dos padrões de segurança para um carro se deslocar, por exemplo, a 80km/h. Pode analisar a declividade de um canal e ver se ele vai cumprir com o auxílio na drenagem de uma área onde será construído um loteamento, poderá também traçar objetos de terraplanagem e criar redes de tubulações, tudo nos mais perfeitos padrões de qualidade.

Versões Educacionais

Uma das maiores dificuldades, ao meu ver, é o preço de uma versão do Civil 3D, há duas semanas atrás recebi uma oferta onde a versão profissional do software custava cerca de seis mil dólares, o que inviabiliza a compra por qualquer estudante de engenharia. Contudo, a Autodesk teve uma sacada incrível para cativar os estudantes de engenharia a utilizar seus softwares CAD para a elaboração de projeto. Lançou a comunidade educacional da Autodesk! Nesta comunidade, um aluno de engenharia pode interagir com estudantes do mundo inteiro, trocando informações e conhecendo o que há de melhor sendo desenvolvido ao redor do mundo. Além disso, são disponibilizadas versões completas gratuitamente, que já são utilizadas em nossos cursos gratuitos de Civil 3d,  para download. Então para um estudante ter acesso a todas as ferramentas do Civil 3D ele precisa somente realizar um cadastro e baixar a versão que for de seu interesse, gratuitamente.

Comunidade educacional da Autodesk

É por esses e outros motivos que acredito que o Civil 3D, deve brevemente, passar a ser utilizado em todos os cursos de engenharia nas áreas de infraestrutura e estudos ambientais, e sem sombras de dúvidas será um parâmetro determinante para elevar mais ainda o nível dos cursos de engenharia do Brasil.

Se você é aluno de engenharia ou então um professor que pretende aprender mais sobre o AutoCAD Civil 3D, não deixe de visitar nosso site e conhecer nossos cursos gratuitos, para obter uma versão educacional do software acesse a comunidade educacional da Autodesk por este link.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

  1. jocemar em 03/09/2013:

    Gostaria muito de fazer um curso completo de auto cad
    Mais ter acesso mais fácil

    Responder
  2. Wilton Jose Facambije em 01/08/2013:

    Excelente exposição, onde esta da uma visão do quão importante o aprimoramento regular tendo em conta o uso normal dos programas ou ferramentas de trabalho, particularmente para mi que estou a frequentar um curso ligado desenho de construção da – me imensa vontade de poder seguir com muita precisão. Continue a dar mais informações relevantes.

    Responder
  3. Mário Sérgio Romaro em 07/05/2013:

    Excelente o cometário, sou Tec. em Edificações/Cadista e recém formado em Eng. Agronômica.
    Realmente é muito pouco explorada está poderosa ferramenta, digo Software CAD, só te passam uma noção.
    Sou usuário do AutoCad 2010 e continuo trabalhando com projetos nele, conheci aqui no CADGURU O AutoCad Civil 3 D e acho que pode ser de muita valia em projetos ambientais, mapeamento de bacias, obras de contenção,….. estou querendo conhecer mais a fundo.
    Quanto ao valor realmente inacessível.

    Att

    Responder
  4. Bruno em 07/05/2013:

    Quais são as limitações da versão gratuita para estudante? Parabéns pelo seu texto!

    Responder

Comentários (4):