Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Importando imagem no SketchUp

Postado em: 30/07/2013 Comentários (2)

Muitas pessoas tem dificuldade de importar uma imagem para o SketchUp de forma correta. Neste tutorial nós veremos como realizar esta tarefa.

Como Importar imagens para o SketchUp

O primeiro passo é procurar o arquivo que desejamos importar, entrando em arquivo/importar.

caminho importar imagem sketchup

caminho para se importar uma imagem para o sketchup

 

Formas de se importar imagens para o SketchUp

Depois precisamos definir a forma que iremos trabalhar com a imagem. Existem três maneiras: como imagem, como textura e como uma foto adaptada.

formas importar imagem sketchup

as três formas de se importar uma imagem para o sketchup

 

Importando como imagem.

  • Quando importamos um arquivo de imagem para o SketchUp ele é inserido no programa como um pôster, e você pode alterar suas dimensões e posicioná-lo livremente. Lembrando que o tamanho máximo de uma imagem para ser importada pelo SketchUp é de 1024×1024 pixels. Ao importar uma imagem que tenha um tamanho maior que esse, o SketchUp automaticamente o diminuirá usando uma nova amostragem bilinear.
  • Para importar a imagem basta selecioná-la na pasta e clicar em abrir, depois indicar a sua origem e determinar o seu tamanho.
importar imagem sketchup

como importar uma imagem para o sketchup

Importando como Textura.

  • Antes de importar uma imagem como textura é importante ter a face onde a textura será inserida já preparada.
  • Para inserir a imagem basta selecionar o arquivo e clicar em abrir, indicar a origem da imagem na face onde ela será aplicada, e determinar o tamanho. Após a imagem inserida, se sobrar espaço na face, a imagem irá se multiplicar em retângulos paralelos com o mesmo tamanho que você definiu.
importar imagem textura sketchup

diferença entre imagem importada como imagem e como textura no sketchup

Importando como foto adaptada.

  • Se você deseja desenhar um modelo em 3d a partir de uma foto, após entrar em importar você deve selecionar a opção “usar como nova foto adaptada”.
  • Assim que a foto for importada aparecerão algumas linhas que servem para adaptar os eixos do SketchUp à perspectiva da foto. Você deve indicar a origem e a inclinação dos eixos. Caso você queira conhecer todos os passos para se adaptar uma foto e criar um modelo em 3d a partir dela você pode ver o curso SketchUp 8.0 Modelagem a partir de Fotos.

 

eixos sketchup adaptados foto

eixos do sketchup adaptados a foto

Importar uma imagem para o SketchUp é muito simples, só não podemos esquecer que antes de importar a imagem devemos saber o que iremos fazer com ela, para escolher a melhor forma de importar a imagem para a aplicação desejada.

Conheça mais sobre como importar uma imagem para o SketchUp no curso SketchUp 8.0 Básico e no curso SketchUp 8.0 Modelagem a partir de Fotos.

Sobre o autor:

Julio Fabio Gurgel do Amaral Neto Especializado em maquetes 3D e renderização. Trabalha com desenho desde 1999 e iniciou no mundo CAD com o Auto Cad R-14. Desde 2009 cria desenhos e maquetes 3d, utilizando principalmente o SketchUp.
Leia mais

Leia também

  1. Alcione Moraes em 04/11/2014:

    Obrigada, foi excelente , aprendi a importar!!!!

    Responder
  2. Macio Antonio silva em 25/03/2014:

    so tenho a agradecer pelas videoaulas.

    Responder

Comentários (2):