Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

A influência da temperatura em máquinas-ferramentas para fabricação de peças precisas e acabamento fino

Postado em: 05/12/2013 Nenhum comentário

A precisão na usinagem de máquinas-ferramentas se dá a muitos fatores presentes ao redor de todo o processo de usinagem, entre eles, as condições térmicas que são fundamentais na precisão das máquinas-ferramentas, onde consideramos as condições operacionais usadas na manufatura. Principalmente em pequenos lotes de produção em que exijam uma constante troca de operações e aí não se consegue alcançar condições térmicas estáveis para determinadas operações.

Na execução da primeira peça, a precisão necessária é muito bem assegurada, sendo que nas peças que sucedem o lote de produção, essa precisão acaba ficando comprometida.

Precisão térmica

A alteração constante de operações de usinagem como furação, desbaste e acabamento contribui para uma oscilação constante nas condições de temperatura das máquinas-ferramenta. Como exemplo, vemos que nas operações de desbaste, a operação de  fresamento faz com que aumente em acima de 80% as taxas de esforços das máquinas-ferramenta, enquanto os valores são abaixo de 10% nas operações de acabamento.

Um dos fatores que causa problemas dimensionais na usinagem

As acelerações e taxas de avanço cada vez mais altas provocam o aquecimento do fuso de esferas nos eixos de avanço linear. Portanto, a oscilação dessas temperaturas faz com que as dimensões de usinagem sofram mudanças significativas.

eixos de transmissão linear

Podemos sim dizer que o controle de certas dimensões para serem obtidas em máquinas-ferramentas requer condições de trabalho adequadas, ambiente climatizado, correta refrigeração, manuseio correto de ferramentas e assim por diante, ou seja, existem muitos fatores que implicam no bom desempenho das máquinas-ferramentas, sejam nos aspectos dimensionais da peça que está sendo usinada ou nos aspectos de acabamento obtidos.

Os fabricantes de máquinas-ferramentas estão em constante evolução para que seus produtos sejam cada vez mais centrados nesses resultados de trabalho, o acabamento superficial obtido e dimensões de qualidade e precisas.

Por fim, concluímos que é possível obter peças de qualidade, mas cabe a cada usuário saber usar essas tecnologias de trabalho.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):