Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Inovações no processo de metrologia na indústria

Postado em: 20/12/2013 Nenhum comentário

A metrologia é um tipo de ciência exata que abrange aspectos teóricos e práticos, que tem relação com o processo de medição, qualquer que seja a medida ou o campo de atuação. Seguindo isso, a metrologia científica e industrial é uma ferramenta fundamental que está totalmente presente no crescimento e nas inovações tecnológicas, promovendo a competitividade e criando um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e industrial de todo o país.

ilustração da metrologia

O sistema de medição consiste em uma coleção de instrumentos ou dispositivos de medição como padrões, software, ferramentas, que são utilizados para qualificar a unidade de medida do produto que está sendo submetido a esse processo, ou seja, com esses tipos de ferramentas podemos ter certeza do resultados das dimensões obtidas depois de um processo de usinagem. Medição é o conjunto de operações com o objetivo de determinar o valor de uma grandeza.

sistema de medição

Hoje em dia, com o crescimento das indústrias, o aumento da produção e também a alta exigência do mercado em relação a qualidade do produto, as empresas que são desenvolvedoras de equipamentos de medição precisam acompanhar essa tendência, sendo assim, com o passar do tempo sempre são feitas grandes inovações para atender essas expectativas de crescimento.

Tecnologias desenvolvidas para melhorar produtos

Podemos citar algumas tecnologias que foram desenvolvidas para auxiliar na melhora dos produtos:

  • Já existe uma tecnologia que, ao utilizar um tipo de transdutor capacitivo linear consegue fixar o zero absoluto do instrumento de forma permanente. Ou seja, toda vez que o instrumento for religado, seu ponto zero será recuperado automaticamente e ainda efetuar medições comparativas zerando em qualquer ponto da escala, podendo recuperar instantaneamente o zero absoluto quando desejado.
  • Instrumentos de medição com alta durabilidade onde se aplica “nitreto de titânio” em superfícies sujeitas a alto desgaste como as guias de alguns paquímetros. Hoje o titânio é empregado nas guias de alguns paquímetros e nas faces de contato dos micrômetros internos de três contatos e nas suas partes internas sujeitas a maior atrito.
  • A necessidade de contar com recursos de medição ao lado de máquinas de alta produção, que geralmente utilizam líquidos refrigerantes, proporcionou ao mercado um novo conceito de instrumentos de medição, instrumentos mais resistentes às condições expostas no chão de fábrica e com a mesma qualidade e confiabilidade dos instrumentos utilizados em laboratórios.
  • O uso da energia solar é cada dia mais constante. Empresas internacionais acreditam que em torno de 50 anos, as células solares serão a maior fonte de eletricidade no mundo. Contudo, o que tem se desenvolvido e atingido certo grau de maturidade são as tecnologias que se ocupam da conversão da energia solar em energia térmica e em energia elétrica. Por esse motivo, já existem instrumentos de medição que dispensam baterias de óxido de prata, ou seja, uma grande ajuda ao meio ambiente.

instrumentos de medição

Então, podemos ficar tranquilos quanto a certificação da qualidade final dos nossos produtos, pois o mundo da tecnologia dos instrumentos de medição acompanha a evolução de toda indústria.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):