Warning: Declaration of gdttWalker_Terms::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_Category::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Declaration of gdttWalker_TermsDropdown::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_CategoryDropdown::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579
Recursos Oferecidos pelo Inventor para Projetos Mecânicos
Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Inventor – Conheça os Recursos Oferecidos pelo Autodesk Inventor

Postado em: 09/05/2012 Comentários (8)

O Autodesk Inventor é um sistema CAD que oferece um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento de projetos mecânicos 3D, simulação de produtos e criação de qualquer tipo de ferramenta ou dispositivo da área da engenharia mecânica. Engenheiros, projetistas ou desenhistas podem usufruir de vários benefícios que o software oferece para criar tanto as partes funcionais como as partes de design do projeto.

A Autodesk, empresa que desenvolve o AutoCAD e também o Inventor, a cada dia vem inovando mais seus produtos para melhor atender às necessidades dos seus usuários, um exemplo disso é o novo Autodesk Inventor 2013 que vem trazendo várias novidades para facilitar o trabalho dos usuários. Podemos perceber mudanças em vários ambientes do software, vejam abaixo de um modo geral quais ambientes foram melhorados:

  • Interface do usuário
  • Ambiente de sketch
  • Ambiente de modelamento 3D
  • Ambiente de montagem
  • Ambiente de desenho 2D
  • Novos serviços on-line
  • Mais possibilidades de simulações nos projetos
  • Novas ferramentas
  • Mais interoperabilidade
  • Agendador de tarefas
  • Fácil instalação e implantação

Vamos agora fazer um tour pelo Autodesk Inventor 2013 e conhecer mais sobre as possibilidades que ele nos oferece, como nos é apresentando no curso em seu Módulo 1: Introdução ao Inventor 2013, a interface e os ambientes de trabalho.

O Projeto Paramétrico

Com o Inventor é possível associar e restringir dados do projeto facilitando a criação e a posterior edição de partes do projeto. De acordo com a forma que desenvolvemos o projeto podemos facilmente realizar alterações em um único componente do projeto, sendo que se houverem outros componentes ou recursos associados ao componente alterado, automaticamente eles serão atualizados e passarão a apresentar uma nova configuração geométrica baseada no componente principal.

Aproveitamento de Desenhos 2D

Caso você já trabalhe com o AutoCAD e possua uma grande quantidade de projetos desenvolvidos no AutoCAD, saiba que o Inventor possui total integração com o tipo de arquivo *.dwg gerado pelo AutoCAD. É possível utilizar de forma muito simples desenhos criados no AutoCAD para modelar geometrias 3D a partir de desenhos 2D.

A interface do Inventor

Uma interface cheia de novidades e de recursos muito úteis também acompanha o Autodesk Inventor 2013, novos botões e novas abas com novas funcionalidades foram adicionados ao nosso conhecido “ribbon” (barra de ferramentas em forma de fita que possui várias abas para navegar pelos recursos do software).

Interfaces do Inventor 2013

A barra de ferramentas ribbon

Para quem ainda não conhece como já disse logo acima, o ribbon é um novo formato de barra de ferramentas muito prático e dinâmico que torna muito mais fácil a interação do usuário com as ferramentas do Inventor em cada ambiente de trabalho. Veja abaixo os principais ambientes de trabalho do Inventor:

  • Ambiente de peça
  • Ambiente de montagem
  • Ambiente de desenho

Em cada ambiente de trabalho do Inventor o ribbon se comporta de uma forma distinta, ao passo que começamos a trabalhar em um dos vários ambientes ou alternamos entre eles, o ribbon apresenta somente as ferramentas específicas para aquele ambiente.

O Browser Bar

No browser bar é onde ficam armazenadas todas as informações do projeto, ou seja, é onde fica toda a árvore do projeto, por exemplo, se estamos no ambiente de peça, todos os recursos que utilizamos na criação do projeto ficam armazenados na árvore, sendo possível editá-los ou reordená-los de forma correta a qualquer momento. Essa mesma lógica serve para quando estamos em outros ambientes, o browser bar sempre irá mostrar as informações pertinentes àquele ambiente.

Os Menus Contextualizados

Podemos acessar os menus contextualizados em qualquer ambiente clicando com o botão direito do mouse sobre o modelo ou sobre qualquer parte da área gráfica na interface do software. Esses menus dão acesso rápido a recursos e funções existentes e contextualizadas ao ambiente que estamos trabalhando, dessa forma podemos criar, editar ou modificar qualquer parte do projeto muito rapidamente.

A Manipulação e a Visualização do Modelo 3D

Para finalizar o nosso rápido tour vamos falar sobre as várias formas que temos disponíveis no software para visualizar e manipular o modelo.

✓  O Mouse

Com o mouse podemos manipular e visualizar dinamicamente o modelo, temos possibilidade de rotacionar, mover e dar zoom com extrema facilidade.

✓  O View Cube

Essa ferramenta está situada na parte superior direita da área gráfica, ela possui o formato de um cubo e pode ser usada para acessar as vistas do modelo de um modo mais preciso, porém tudo com muita rapidez.

✓  A Navigation Bar

Essa é uma compacta barra de ferramentas que possui vários comandos de visualização otimizados, é possível personalizá-la e adicionar ainda vários outros comandos relacionados à visualização e manipulação do modelo 3D.

Além de tudo o que já abordamos neste artigo, o Inventor também dispõe de vários outros tipos de assistentes de trabalho que estão objetivados em aperfeiçoar o desenvolvimento do projeto de moldes de injeção, produtos, chapas metálicas e prototipagem digital. Se estiver gostando de tudo o que está conhecendo por meio deste artigo e deseja começar a aprender a trabalhar com o Autodesk Inventor 2013, saiba que o CADguru acaba de lançar uma nova linha de trabalho voltada ao Inventor, já temos disponível o Curso Inventor 2013 Básico para que você possa dar inicio ao aprendizado no software.

Sobre o autor:

Thiago Gianaccini Projetista com mais de 14 anos de experiência prática em projetos e processos de fabricação em ferramentarias e grandes multinacionais na área automobilística. Formado em Mecatrônica Industrial pelo SENAI e Desenho Mecânico é especialista em desenvolvimento de produtos, moldes de injeção, máquinas e dispositivos.
Leia mais

Leia também

  1. jeferson em 14/02/2014:

    Olá,
    vocês tem cursos de programação no Autodesk inventor.

    Responder
    • CADguru em 18/02/2014:

      Olá Jeferson,

      Atualmente disponibilizamos o curso de Inventor Básico, segue link para mais informações: Inventor.

      Atenciosamente.

      Responder
  2. jose leilson barbosa salgueiro em 23/06/2012:

    gostaria de receber mas vidios
    fasso curso técnico de mecánica e gosto muito de ganhar conhecimento para poder passar para outras pessoas

    Responder
    • CADguru em 26/06/2012:

      Olá José,

      Os módulos de Inventor, estão sendo disponibilizado conforme o cronograma, para verificar acesse: Inventor.

      Atenciosamente.

      Responder
  3. Marcio em 10/05/2012:

    E que tal um curso do Inventor 2013 completinho ?

    Responder
    • Valdecir A. Dalpasquale em 10/05/2012:

      volto a lembrar que gostaria muito de fazer isto, mas meu tempo disponível é todo disperso. No momento, não posso, a razão de saber se existe literatura a respeito.
      Grato pela atenção.

      Responder
    • Valdecir A. Dalpasquale em 10/05/2012:

      Gostaria muito de um curso desses, mas meu tempo disponível é muito variável. Não existe literatura onde possa consultar nas minhas horas vagas, sejem elas quais forem?
      Obirgado

      Responder
      • CADguru em 10/05/2012:

        Olá Valdecir,

        Atualmente disponibilizamos cursos online e em DVD-ROM a diferença e que o curso e DVD-ROM não e necessário esta conectado a internet podendo estudar em qualquer lugar, se desejar adquirir acesse Cursos Guru neste link contém todas as informações.

        Atenciosamente.

        Responder

Comentários (8):