Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

O software Mastercam desenvolve produtos diferenciados para a Gibson Guitar

Postado em: 30/01/2014 Comentários (3)

O Mastercam possui um número gigantesco de clientes, por isso, com o software é possível criar os mais diversificados tipos de produtos, independente da sua área de utilização. Um exemplo é o desenvolvimento da guitarra Gibson.

Guitarra Gibson

A Gibson Guitar desenvolve e constrói instrumentos de qualidade reconhecidas, misturando técnicas de artesanato do velho mundo com tecnologia de fabricação avançada. As guitarras Gibson foram rapidamente estabelecidas como os melhores instrumentos por aí afora .

O que dizem os especialistas sobre o Mastercam

Orville Gibson, fundador da Gibson, tinha duas políticas estabelecidas em seu negócio que são seguidas até hoje: “comprar ou inventar máquinas para operações repetitivas perigosas que requerem grande precisão e empregar um trabalhador altamente qualificado quando é necessário o toque humano ou o ouvido do músico”. Esta combinação única de homem e máquina é uma das principais razões para que a Gibson se tornasse uma lenda entre os guitarristas .

sketch de uma guitarra

Uma maneira de a Gibson manter a alta qualidade e aumentar a produção é com a utilização do Mastercam. A Gibson usa o software para melhorar o seu ferramental de trabalho e aumentar a eficiência das suas máquinas CNC. Kenny Tucker, engenheiro de produção, afirma: “Eu vim até a Gibson há três anos e comecei a incentivá-los a procurar algo melhor que os pacotes de software que tinham na época”. Desde que Tucker passou a ser responsável pela fabricação queria um software que fosse confortável para o trabalho. Além disso, ele não gostava de algumas limitações notadas em outros pacotes de softwares.

Kenny diz: “O Mastercam realmente nos deu muito mais recursos e flexibilidade para a programação precisa. Com este software, estávamos  movendo as coisas com cinco e seis milésimos de polegada para obter componentes de guitarra. Quando elas saíam da CNC, eram perfeitas. Com a ajuda do Mastercam, ficamos com os topos de guitarra bem esculpidos. Então, entregamos para os artesão que fazem o acabamento à mão ou com lixadeiras. Agora, as guitarras têm menos variação do que antes e os artesãos podem trabalhar com menos esforço”, menciona Tucker.

Usinagem artística no MasterCAM

O Mastercam é usado para corpos sólidos, corpos ocos e até para violões e bandolins. Ele também é utilizado para desenvolver os equipamentos e ferramentas necessários para a produção de uma infinidade de instrumentos. Um recurso do software que Tucker usa muitas vezes é a capacidade de verificação. Depois que uma parte está programada, ele pode executar o programa em tempo real no computador para ver se há algum problema.

Como uma importante empresa no mercado de instrumento atualmente, a Gibson se apega à tradição de construir instrumentos artesanais de qualidade, mas com a capacidade de produzi-los a um custo competitivo.  Para conseguir essa façanha, podemos dizer que o software Mastercam tem papel fundamental no processo.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

  1. Adelar Souza em 27/08/2015:

    Boa Noite.
    Gostaria de saber qual é o procedimento para importar um sólido do SolidWorks,para o Mastercam,pois as vezes que fiz não aparece as linha do perfil,para poder selecionar para fazer o desbaste,acabamento enfin todas as operações.Acompanhei o video do curso mas não consegui indentificar.Peço ajuda nesse detalhe.

    Obrigado.

    Responder
    • CADguru em 02/09/2015:

      Olá Adelar,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
    • CADguru em 02/09/2015:

      Olá Adelar,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (3):