Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Melhorando a organização de arquivos padrões no Autodesk Inventor

Postado em: 11/06/2013 Comentários (2)

É senso comum, que em um trabalho colaborativo, é necessário a organização do projeto utilizando os mesmo padrões,  estilos e templates. No caso de projetos utilizando o Autodesk Inventor, também é de conhecimento de seus usuários, que o software buscará estas informações em pastas e diretórios padrões. A dúvida maior é, como criar um ambiente cooperativo onde possam editar um mesmo arquivo para que cada um precise fazer a sua modificação uma única vez? Onde estes arquivos poderão ser armazenados? Neste artigo trazemos a vocês esta resposta.

myhc_4622

Opções de armazenamento

Passeando pela rede, nos deparamos com um excelente artigo que trazia inúmeras dicas sobre opções de armazenamento de arquivos padrões para o acesso de vários colaboradores do projeto. Neste artigo foi sugeridas as utilizações do Autodesk Vault ou então de uma rede de compartilhamento com formatação NTFS, cabendo ao gerente de TI escolher qual método é melhor para a sua empresa. Neste caso vamos falar um pouco mais sobre o Autodesk Vault.

O Autodesk Vault

O Autodesk Vault é um software da Autodesk, desenvolvido inicialmente para o Autodesk Inventor, mas que hoje pode ser acessado em várias outras plataformas como o Civil 3D e o Autocad Electrical, que auxilia a interação de vários colaboradores no desenvolvimento de um projeto.

Com o Autodesk Vault os colaboradores poderão controlar todos os dados de um projeto, realizando revisões e edições, consolidando o projeto e evitando que seja necessário começar o desenho desde o início. Sendo assim, este software auxilia na criação de um ambiente multi cooperativo.

Configurando o Autodesk Vault

Para configurar corretamente o Autodesk Vault para armazenar, acessar e compartilhar arquivos com a equipe, é necessário criar um sistema de pastas padrões, no próprio conjunto de pastas do Vault. Isto fará com que seus estilos e templates estejam em um ambiente seguro.

Configurando o Autodesk Vault para armazenar estilos

O processo é bem simples, basta copiar todos os seus arquivos padrões, como estilos e templates, para a pasta de dados de desenho, que se encontra instalada no seu computador. É de praxe utilizar o nome Padrões para esta pasta, porém você poderá utilizar o nome que achar mais indicado.

Sistema de pastas padrões do Vault

Feito isso, no seu cliente do Vault, você deve utilizar a opção Check in para selecionar a pasta padrão para ser compartilhada com os demais usuários. E cada usuário que pretenda utilizar os arquivos padrões deverá acessar as informações a partir da opção Get Folder.

Compartilhando arquivos utilizando uma rede NTFS

Agora que já falamos sobre o Autodesk Vault, vamos então verificar como este mesmo processo pode ser feito a partir de uma rede NTFS.

Similar ao processo no Vault, o compartilhamento de arquivos utilizando uma rede NTFS se inicia com a cópia dos arquivos para o local onde você deseja manter seus dados, de preferência em uma pasta de nome Padrão, porém, mais uma vez, esse nome vai depender do que você achar melhor para a sua empresa.

Feito isso, basta então configurar as permissões de NTFS, escolhendo que tipo de arquivo pode ser apenas compartilhado e que tipo de arquivo pode ser compartilhado e editado. Tarefa extremamente simples para quem trabalha com gerenciamento de redes.

Considerações finais

Independente do método que você opte em seus projetos realizados no Autodesk Inventor, é importante ressaltar, que a utilização de padrões em um projeto de engenharia é de extrema importância, e como problemas de edição e perca de dados são extremamente comuns é necessário que você crie um bom sistema de compartilhamento de padrões para que não seja necessário começar tudo zero.

Para você que já é um usuário do Inventor, esperamos que esta novidade possa ajudá-lo a garantir cada vez mais a criação de projetos com excelência, já para você que ainda não conhece esta ferramenta, aconselho visitar nossa página com cursos gratuitos de Inventor, que traz inúmeras ferramentas do básico ao avançado para que você possa aplicar este software nos seus próximos projetos.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

  1. Gabriel Roque em 20/11/2015:

    Olá. Estamos começando a utilizar o Vault aqui na empresa onde trabalho e tenho uma pequena dúvida quanto ao procedimento descrito.

    Você disse que é necessário fazer dar o “Get Files” para buscar os arquivos em cada uma das máquinas que possuem inventor. Sendo assim, se um dia o administrador fizer uma alteração em algum arquivo de template, ele deve lembrar-se de solicitar que todos façam novamente o “Get Files”, pois se não o arquivo deles ficará desatualizado.

    É isso mesmo? Parece-me muito mais prático disponibilizar os arquivos padrões em um endereço de rede que todos tenham acesso, assim qualquer alteração é feita automaticamente. Qual seria a vantagem de utilizar o Vault para essa aplicação?

    Responder
    • CADguru em 23/11/2015:

      Olá Gabriel,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (2):