Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Melhores Práticas para Projetar Chapas Metálicas no SolidWorks

Postado em: 20/07/2012 Comentários (6)

Existe atualmente muitas indústrias que trabalham desenvolvendo seus produtos usando como matéria prima as chapas metálicas, a boa notícia é que o SolidWorks possui um ambiente totalmente adaptado e propicio para esse tipo de desenvolvimento. O ambiente de chapas metálicas do SolidWorks conta com uma vasta gama de ferramentas e recursos para o trabalho com chapas metálicas, isso faz com que o trabalho do projetista ou desenhista seja muito mais rápido e eficaz.

Quando falamos de produtos fabricados com chapas metálicas, estamos falando de um número imenso de produtos, ou seja, este setor abrange desde componentes automotivos, aeroespaciais, como também simples utensílios domésticos e etc. A grande necessidade desses produtos no mercado exige também que o processo do projeto de cada produto tenha que ser bastante otimizado, com isso precisamos de ferramentas avançadas para podermos criar a geometria do produto que é composta por muitas dobras, conformações, rasgos e cortes.

Ambiente de chapas metálicas no SolidWorks

Chapas Metálicas - SolidWorks

Esse ambiente voltado para o trabalho com chapas metálicas no SolidWorks é muito poderoso, ele nos permite que com pouquíssimo esforço consigamos obter geometrias de produtos bastante complexas. Uma outra grande vantagem que este ambiente nos oferece é a de poder planificar a geometria do produto já finalizada, ou seja, mesmo após criarmos todas as dobras, cortes e conformações no produto, podemos planificá-lo para, por exemplo, desenvolver o “blank” de uma ferramenta de estampo progressiva (CDR – Corte, Dobra e Repuxo).

Conhecendo o Ambiente e as Possibilidades de Trabalho

No vídeo logo abaixo você poderá ver como o trabalho com chapas metálicas no SolidWorks funciona, a partir dai vai perceber que é muito simples trabalhar com essas ferramentas.

O CADguru estará lançando uma linha de cursos completa que ensinará a trabalhar com todas essas ferramentas de chapas metálicas no SolidWorks, o primeiro já foi lançado, o curso de modelagem de chapas metálicas com solidworks 2012. Continue acompanhando todos os nossos lançamentos de cursos afim de que você aprenda mais e se torne cada vez mais qualificado para o mercado de trabalho.

Sobre o autor:

Thiago Gianaccini Projetista com mais de 14 anos de experiência prática em projetos e processos de fabricação em ferramentarias e grandes multinacionais na área automobilística. Formado em Mecatrônica Industrial pelo SENAI e Desenho Mecânico é especialista em desenvolvimento de produtos, moldes de injeção, máquinas e dispositivos.
Leia mais

Leia também

  1. Samuel Ramos em 11/10/2014:

    Gostei do vídeo, na empresa que trabalho estou com um problema tenho de desenvolver uma peça de chapa metálica com um estampo, porém fiz como no seu vídeo demonstra mas na hora de planificar a chapa o estampo não planifica, você teria alguma sugestão de como eu posso resolver isso?

    Responder
    • CADguru em 14/10/2014:

      Olá Samuel,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
  2. jaime em 08/08/2012:

    MUITO BOM!!!!!!esse video faz tudo pareçer tão simples………… MEUS PARABENS PELA AULA…..

    Responder
  3. Ademir Paes em 31/07/2012:

    Estou iniciando no SolidWorks, são com estas aulas que o aprendizado fica mais facil.
    Parabens!!

    Responder
  4. Daniel Burg em 25/07/2012:

    Você proporciona magníficas aulas gratuitamente, além de um ótimo professor :D!!

    Parabéns pelo Trabalho!

    [Abraço]

    Responder
  5. ale lopes em 23/07/2012:

    adorei, muito bom. simples e objetivo. muito obrigada e parabéns.

    Responder

Comentários (6):