Warning: Declaration of gdttWalker_Terms::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_Category::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Declaration of gdttWalker_TermsDropdown::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_CategoryDropdown::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579
Mental Ray: como usar o renderizador do 3ds Max
Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Mental Ray: como usar o renderizador do 3ds Max

Postado em: 18/10/2013 Comentários (3)

Em todo final de produção de um trabalho no 3ds Max é necessário que se faça uma renderização profissional. As renderização são cálculos feitos através de um algoritmo que é desenvolvido especialmente para determinado programa ou plugin e que resulta em ótimas imagens profissionais, já que a luz artificial também é introduzida ao cálculo. Existem muitos renderizadores para o 3ds Max, e os mais conhecidos e profissionais são o V-Ray e o Mental Ray.

Conheça o renderizador Mental Ray

O Mental Ray é um renderizador do 3ds Max mais comum de se usar e, por padrão do programa, já está instalado para ser usado. Quando o programa está instalado corretamente, devemos observar qual renderizador é o mais apropriado para o que iremos fazer. Existem determinadas tarefas e trabalhos produzidos, que devem estar de acordo com o tipo de renderizador, pois existem ferramentas que só funcionam corretamente caso este “casamento” esteja de comum acordo.

Antes de começar qualquer trabalho, é importante que se faça uma análise de qual renderizador irá utilizar até o final de sua produção. Você não deve, em hipótese alguma, escolher o renderizador Mental Ray e, no final de seu trabalho, escolher o renderizador V-Ray, pois todos os materiais irão apresentar algum defeito e a renderização não ocorrerá corretamente. Além disso, as luzes e os efeitos correm o risco de não se apresentar corretamente na cena. Então, se for trabalhar com renderização, com ótima qualidade e profissionalismo, é fundamental escolher o renderizador antes de iniciar a produção.

Logo abaixo, apresentaremos 5 passos para se definir o renderizador Mental Ray como padrão de suas renderizações.

Passo-a-passo de como definir o Mental Ray:

Como abrir o Setup do Render no 3ds Max

Veja na imagem acima que é uma tarefa bem simples. Basta clicar nesta opção marcada e pronto. Você tem outras duas opções para acessar o Render Setup: a segunda maneira é clicando na barra Rendering e escolhendo a opção Render Setup. A terceira opção é apertar a tecla “F10” do teclado. As três maneiras irão abrir a tela abaixo:

Onde fica o Assing Renderer no 3ds Max?

Agora você deve deslizar para baixo a barra no lado direto dessa caixa até conseguir visualizar a opção chamada Assign Renderer. Esta opção contém as configurações básicas de seleção do Renderizador de Produção, do Renderizador dos Materiais e do renderizador do ActiveShade. Lembrando que o ActiveShade é um renderizador em tempo real, que possibilita visualizar de imediato o que você trabalha, e fica posicionado em uma das Viewports.

O próximo passo é acessar essas configurações de renderizador, como mostra a figura abaixo:

Onde fica o Production do Assign Renderer no 3ds Max?

Normalmente, as configurações do Production já definem as configurações Material Editor, pois está marcado o cadeado em azul ao lado da opção do renderizador do Material Editor. Este passo contempla, então, você selecionar o renderizador padrão para as suas produções, para os materiais e o ActiveShade. Logo abaixo, você vê as outras opções de renderizador:

Como definir o Mental Ray como Renderizador no 3ds max?

Na lista que abriu ao lado você tem mais quatro opções, totalizando cinco opções básicas de renderizadores instalados no 3ds Max. O mais profissional é o iray, mas você precisa ter uma super máquina para poder usufruir desta opção de render. A segunda opção mais profissional é o VUE para vegetações e ambientes. Este render exige apenas um conhecimento avançado para inserir e trabalhar, pois também trabalha com arquivo e interface próprios (percebam que está escrito VUE File Renderer – Arquivo de Renderizador VUE). A terceira opção de render profissional é o Mental Ray. Não que as outras opções de render sejam ruins, mas as que são mais comuns de se usar em um ambiente profissional, são essas que foram citadas. O Default Scanline Renderer e o Quicksilver Hardware Renderer são os mais básicos. Muitos não gostam de utilizá-los por vários motivos, um deles é a forma com que o render é calculado.

Agora seu programa está corretamente configurado para utilizar o renderizador Mental Ray. Desfrute de cada momento com esse render, pois ele ainda é uma opção muito boa de se usada.

Se você tem interesse em se aprofundar no tema, existem vários cursos gratuitos no portal CADguru voltados às áreas de 3ds Max e Revit.

Sobre o autor:

Daniel Henrique Arantes Graduando em Engenharia Civil, com mais de 10 anos de experiência em AutoCAD, desde então trabalhando com projetos de desenhos, maquetes eletrônicas utilizando softwares como REVIT, 3ds Max e AutoCAD. Experiência profissional em escritório de Engenharia Civil e Arquitetura. Nas horas vagas, como hobby, utiliza o 3D Max Studio para fazer animações 2D e 3D.
Leia mais

Leia também

  1. roberto pasta em 07/08/2015:

    porque não consigo renderizar uma máquina com 10000 frames no 3d max 2014?
    o arquivo ultrapassa 01 giga.

    Responder
    • CADguru em 13/08/2015:

      Olá Roberto,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
  2. Antonio Paulo em 25/03/2015:

    Sou iniciante nos estudos em 3Dsmax, estava em duvidas sobre V Ray e Mental Ray, obrigado você me ajudaram com essa matéria, parabéns muito sucesso e um abraço.

    Responder

Comentários (3):