Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Mirror: como usar este comando para espelhar no sketch no Mastercam

Postado em: 05/03/2014 Nenhum comentário

Um grande recurso utilizado na elaboração de sketchs do Mastercam é a ferramenta de “Mirror”, que significa espelhar. Comandos como esses são de fundamental auxílio na criação de esboços iniciais para o desenvolvimento de um modelo sólido do Mastercam.

Com este recurso é possível criar uma cópia ou então mover uma entidade do sketch, tendo como base um eixo de referência.

Modelo de sketch no Mastercam

Utilizando o comando espelhar no Mastercam

Neste artigo, veremos a utilização básica do recurso de espelhar. A primeira coisa a ser feita é a seleção do recurso de espelhar do Mastercam, que fica localizado na barra de ferramentas superior do software ou também pode ser acessado nos menus superiores.

Seleção do recurso MIRROR do Mastercam

Após selecionar o recurso de espelho, vamos clicar com o botão do mouse na entidade que desejamos criar um espelho, seguindo a orientação da mensagem interativa do Mastercam que aparece em nossa tela.

Clicando uma vez na entidade, conseguimos visualizar que esta seleção faz com que a linha mude da cor verde para a cor amarela. Isso significa que a entidade está previamente selecionada. Veja na imagem abaixo:

Seleção da entidade a ser espelhada no Mastercam

Após a seleção das entidades desejadas, temos que apertar o botão “Enter” do nosso teclado. Isso fará com que o Mastercam entre na janela de configuração do recurso de espelho.

janela de configuração do recurso de "MIRROR" (espelhar).

Nesta janela temos acesso às configurações do recurso, onde:

  • Podemos copiar ou mover a entidade selecionada;
  • Selecionar diretamente no nosso sketch uma outra entidade para ser o centro da imagem espelho da entidade a ser espelhada. Basta apenas clicar no ícone que está ao lado da representação de cada eixo. Isso servirá para qualquer eixo que se deseje ter como padrão central para o recurso de espelho;
  • Digitar a medida do centro utilizado como padrão de referência para o recurso de espelho;
  • Selecionar um ângulo desejado para o recurso de espelho. Isso fará com que a figura espelhada “rotacione” em relação à entidade original;
  • Selecionar uma linha para ser o centro da entidade a ser espelhada;
  • Criar o espelho da entidade selecionada, a partir de pontos selecionados diretamente no sketch.

Todas essas funções são acessadas ao clicar no botão desejado encontrado na janela de configuração do recurso.

Essa é mais uma das ferramentas que o Mastercam disponibiliza para facilitar o desenvolvimento de sketchs que serão utilizados na criação de modelos sólidos.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):