Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Novidades no SolidWorks 2013

Postado em: 25/02/2013 Comentários (2)

O SolidWorks é um software CAD (computer-aided design), desenvolvido pela SolidWorks Corporation que se baseia em computação paramétricas, criando formas tridimensionais a partir de formas geométricas elementares. No ambiente do programa, a criação de um sólido ou superfície tipicamente começa com a definição de topologia em um esboço 2D ou 3D. A topologia define a conectividade e certos relacionamentos geométricos entre vértices e curvas, no esboço e externos ao esboço.

Neste texto você conhecerá uma novidade da versão 2013 do SolidWorks que permite a utilização de grupos de características.

Introdução

Desde a versão 2011 o SolidWorks introduziu aos usuários o gerenciador de exibição, que permite selecionar objetos a partir de grupos de características. Na versão 2013 esta funcionalidade está ainda melhor já que permite ao usuário copiar e colar as características com facilidade. Além disso, a aplicação de camada de tinta para componentes, peças, faces entre outros ficou mais fácil do que nunca.

Seleção de grupos de características

Um grupo é um conjunto de segmentos relacionados em um componente estrutural.

Com isso você pode configurar um grupo para afetar todos os seus segmentos sem afetar outros segmentos ou grupos do componente estrutural, sendo assim você poderá selecionar um grupo de componentes de forma bastante simples.

Isso permitirá que você copie com facilidade as características de uma determinada face, como a mostrada na figura acima, e cole em uma outra face, fazendo com que ela passe a ter a mesma aparência da face copiada. Uma comparação bastante simplista poderia ser feita com o pincel de formatação do Office, que permite que você copie a formatação de um parágrafo e cole em outro.

Vale ressaltar que a utilização de grupos de características permitirá ao usuário a criação de objetos tridimensionais mais realísticos, além disso a seleção por grupos de características tornará o processo de elaboração mais simples e rápido.

 

Fonte: Javelin Technologies

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

  1. Uilson em 03/04/2013:

    Preciso de conhecimento do solidworks na area que faz simulação de vazamento de moldes, para fundição de ferro e aço.

    Responder
    • CADguru em 04/04/2013:

      Olá Uilson,

      Por gentileza o Sr. já possui conhecimento em SolidWorks?

      Aguardo retorno.

      Responder

Comentários (2):