Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Aprenda a usar o comando “Paste to original coordinates” do AutoCAD Civil 3D 2013

Postado em: 05/12/2013 Nenhum comentário

O AutoCAD Civil 3D é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura e possibilita ao usuário criar, analisar e simular diversos tipos de projetos envolvendo o local do empreendimento. Isso se deve ao fato de este software fornecer formas bastante simples de trabalhar com informações topográficas envolvendo coordenadas reais.

Neste pequeno tutorial, trazemos a vocês uma forma de utilizar objetos contidos em vários desenhos para criar um único desenho que contenha todas as informações de um projeto utilizando os comandos copyclip e paste to original coordinates.

A importância de adotar um sistema de coordenadas

Trabalhar com informações topográficas exige que o projetista conheça as coordenadas x, y e z de um ponto do terreno estudado. A partir do momento que ele possui essas informações para vários pontos, ele consegue visualizar e utilizar as informações geográficas para desenvolver seus projetos na área de infraestrutura.

Como já é de conhecimento de quase todos os usuários de Civil 3D, estas informações podem ser obtidas a partir de medições com GPS’s, estações totais ou até mesmo com a aquisição de informações a partir de imagens de satélites. Porém, quando você leva esta informação ao software é necessário informar qual o sistema de coordenadas que será utilizado.

Aqui no Brasil temos vários sistemas que são utilizados como WGS 84, SAD 69 e os Datums Sirgas, e para escolher um sistema de coordenadas é muito simples. Basta que o usuário acesse a aba Settings da Toolspace, clique com o botão direito no desenho em questão e acesse a opção “Edit Drawing Settings”, como mostrado na figura abaixo.

Edit drawing settings no Civil 3D

Em seguida, basta você escolher o seu DATUM. Neste caso, escolhi as opções SAD 69 e Datums Sirgas e, em seguida, escolher a zona em questão. Caso tenha dúvidas sobre a zona em que seu projeto se encontra basta utilizar o Google Earth.

Sistema de coordenadas no civil 3d

O comando Paste to Original Coordinates

Uma vez estando trabalhando em um projeto com o sistemas de coordenadas definido você poderá copiar objetos de um desenho externo utilizando o CTRL+C, que é a tecla de atalho para o comando Copyclip. Este comando, ao contrário do copy, permite que um usuário copie qualquer objeto de um desenho externo. Por exemplo, você poderá utilizar o Copyclip para copiar uma superfície.

Para usar o copyclip clique no objeto que deseja copiar e pressione CTRL+C. Na sua barra de comandos aparecerá o número de objetos que foram copiados. Neste caso, copiamos uma superfície.

Tela copyclip do Civil 3D

No arquivo que você deseja “colar” a nova superfície, clique na seta ao lado do comando Paste, na aba home da Ribbon e em seguida selecione a opção Paste to Original Coordinates, conforme a figura abaixo.

Paste to original coordinates do Civil 3D

O resultado é mostrado a seguir:

Superficie inserida com o copyclip

Considerações finais

O comando Copyclip associado ao comando Paste to Original Coordinates, utilizado em desenhos que têm um sistema de coordenadas adotado, fará com que o usuário possa copiar um objeto de um desenho externo para um outro desenho. Isso permite que ele atualize superfícies, alinhamentos e outros objetos do Civil 3D que possam ter sido criados por diferentes membros da equipe que estejam trabalhando no desenvolvimento do projeto.

Estas e muitas outras ferramentas vocês poderão encontrar no nosso conjunto de cursos gratuitos de AutoCAD Civil 3D. Então, visite nossa página e conheça essa poderosa ferramenta para desenvolvimento de projetos de infraestrutura.

Até a próxima!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

Comentários (0):