Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Otimizando Projetos no AutoCAD com Templates

Postado em: 23/08/2012 Nenhum comentário

Muitas vezes gastamos o tempo que dedicamos ao nosso trabalho de uma forma inadequada, isso acontece porque deixamos passar durante o nosso aprendizado profissional algumas informação que em princípio parecem ser irrelevantes, ou até mesmo porque essas informações não nos foram passadas. Vou tratar hoje de fazer com que tais informações sejam levadas em consideração, com isso vamos conseguir otimizar o trabalho e o tempo gasto no desenvolvimento de um projeto por meio da criação e do uso de templates no AutoCAD.

Independente da área em que você atua, sempre quando inicia um novo projeto ou mesmo no decorrer da criação do mesmo, são usados vários itens para formular o novo projeto, explico: suponhamos que você trabalhe na área da construção civil criando plantas para imóveis, nesse tipo de projeto você sempre usará alguns símbolos técnicos para fornecer informações, vai usar formatos desenhados com o intuito de plotar (imprimir) o projeto acabado, layers para identificar e estilizar as linhas do projeto, acessórios padrões como portas, janelas e etc.

Talvez você já seja um profissional eficiente e mantém todos esses itens que usa com frequência salvos dentro de uma biblioteca eletrônica,  todas as vezes que precisa deles apenas abre o arquivo para copiar e colar no projeto. Com certeza essa metodologia já ajuda bastante, mas existe um meio ainda mais eficiente de ter todos esses itens mais rapidamente a sua disposição sempre que iniciar um novo documento. Para que isso aconteça o AutoCad oferece a possibilidade de criarmos templates, os templates são modelos de documentos que podemos criar previamente com configurações e itens usados no projeto para que sempre quando começarmos um novo desenho possamos carregar esse documento modelo onde estarão contidas as nossas configurações.

AutoCAD - Abrindo e Criando novos Templates

 

Caso não tenha percebido, sempre ao iniciar um novo documento no AutoCad se abre uma caixa de diálogo (veja imagem acima) chamada “Select Template” (selecionar template), essa caixa abre uma pasta padrão criada na instalação do AutoCad onde estão vários templates do AutoCad, a boa notícia é que você pode criar quantos templates quiser e também salvá-los dentro dessa pasta para usar posteriormente. Vou mostrar em um passo a passo como fazer isso:

Criando um novo template

  • Abra um novo documento no AutoCad;
  • Insira nesse novo documento todos os desenhos que sempre usa no projeto (formatos, legendas, componentes padrões e etc.);
  • Configure todos os estilos de layers e cotas que costuma usar;
  • Configure a unidade que será utilizada (milímetros, polegadas e etc.);
  • Caso tenha mais configurações que costuma usar, configure-as agora;
  • Depois de tudo configurado vá até o menu “Save as” e escolha a opção “AutoCad Drawing Template”;
  • Nomeie seu template e clique em salvar;
  • Uma pequena caixa de diálogo é exibida onde você pode colocar alguma descrição para o seu template (a descrição é opcional).

Depois de ter feito os passos citados acima, sempre que for começar um novo documento, os templates que você criou estarão disponíveis dentro da pasta de templates do AutoCad. Comece agora mesmo a criar seus próprios templates e ganhe tempo no desenvolvimento do seu projeto.

Sobre o autor:

Thiago Gianaccini Projetista com mais de 14 anos de experiência prática em projetos e processos de fabricação em ferramentarias e grandes multinacionais na área automobilística. Formado em Mecatrônica Industrial pelo SENAI e Desenho Mecânico é especialista em desenvolvimento de produtos, moldes de injeção, máquinas e dispositivos.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):