Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Programação de usinagem com avanço linear rápido

Postado em: 05/09/2014 Comentários (1)

Na programação das máquinas CNC existem os códigos de programação que são específicos para cada uma das operações que se fazem necessárias na usinagem, para facilitar todo o desenvolvimento do programa CNC. Temos um código de programação específico para comandar pra nossa máquina CNC, um posicionamento com velocidade rápida. Estamos falando do código de programação “G 00 “.

Máquina CNC

Esse código de programação é responsável por mover os eixos programados em um avanço rápido, independente que sua máquina CNC seja um torno ou uma fresadora, a única diferença é a quantidade de eixos a serem movidos, movimentos esses que seguem para uma certa posição que tenha como base o devido “zero” programada, ou então tomando como referência uma distância incremental até uma posição atual, isso irá variar de acordo com a programação determinada.

E se mais de um eixo for programado no bloco de programação do código “G 00 “, irá se seguir um movimento a 45 º movendo todos os eixos programados ao mesmo tempo, completando o eixo que for programado com uma maior distância posteriormente, e esse é dos principais cuidados que o programador de máquina CNC deve tomar, pois essa movimentação simultânea pode acarretar uma possível colisão se não for determinada corretamente.

Está gostando do artigo? Aproveite para conhecer o Curso gratuito de CNC Básico – Programação CNC Aplicada a Torno e Fresa e aprenda a programar!

Sintaxe de programação

Para que se consiga obter uma maior eficiência da programação do código “G 00 “, devemos seguir arrisca a regra básica para especificação do bloco de programação referente a esse código de trabalho, onde temos:

G 00 X________ Y________ Z_________ (fresadoras CNC)

G 00 X________ Z_________ (torno CNC)

onde:

G 00 = código de posicionamento rápido.

X = Coordenada de movimento linear do ponto final para o eixo de trabalho “X”

Y = Coordenada de movimento linear do ponto final para o eixo de trabalho “Y”

Z = Coordenada de movimento linear do ponto final para o eixo de trabalho “Z”

Confira o vídeo onde damos uma pequena explicação do que está representado no bloco de programação acima.

Vale  lembrar que este código de programação é usado apenas nos movimentos referentes ao posicionamento de usinagem, pois se trata de um código que determina como velocidade padrão de movimento 30 metros por minuto, que é uma velocidade consideravelmente rápida, podendo danificar alguns elementos  da operação de usinagem, se forem aplicados na remoção de material. Sendo assim, devemos aplicar exatamente esse bloco de programação para reduzirmos ao máximo o tempo perdido no posicionamento de usinagem.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

  1. ANDRÉ em 31/10/2014:

    NEM SEMPRE A VELOCIDADE MÁXIMA DA MAQUINA É ATINGIDA NOS DESLOCAMENTOS EM G00.
    GERALMENTE A MAQUINA IRA SE MOVIMENTAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, MAS ESTA VELOCIDADE VAI SEMPRE VARIAR DEPENDENDO DA DISTANCIA DO DESLOCAMENTO E DA POTENCIA DE ACELERAÇÃO DE SEUS EIXOS.
    TAMBÉM EXISTEM VARIAS VELOCIDADES MÁXIMAS DE DESLOCAMENTO PARA VÁRIOS TIPOS DE MAQUINAS.
    ESPERO TER AJUDADO.

    ANDRÉ

    Responder

Comentários (1):