Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Qual versão do SolidWorks devo aprender?

Postado em: 06/03/2015 Nenhum comentário

Uma das perguntas que mais ouço de pessoas que desejam aprender o SolidWorks (SW) ou outro software CAD é: Qual versão do software eu devo aprender? 2011, 2012, 2015…

E isso é comum, principalmente se você tem pouco ou nenhum contato com o software.

Mas não se preocupe, pois essa é uma questão muito fácil de resolver, basta você ter em mente qual o seu objetivo. Você quer aprender o SW só para desenvolver projetos pessoais e ter o conhecimento sobre o software, ou pretende aprender por que na empresa onde você trabalha o software é usado e pode aparecer uma boa oportunidade para você na área de projetos.

Se for para fins de aprendizado, se você quer aprender o SolidWorks para ter esse conhecimento e criar seus próprios projetos, não tem muita diferença a versão que será usada, podemos até dizer que não tem nenhuma. É claro que a cada versão nova do software são acrescentadas pequenas melhorias e recursos. Porém o conceito fundamental da modelagem 3D e a interface do programa é praticamente a mesma em todas as versões.

versões solidworks

Eu por exemplo, comecei com o SolidWorks 2008 e migrei direto para o  2012 e não encontrei grandes dificuldades de uma versão para outra. Hoje eu uso o 2014 e provavelmente daqui alguns meses o 2015.

Mas se quer aprender o SolidWorks por que na empresa onde você trabalha esse é o software utilizado, eu te aconselho aprender a mesma versão da utilizada na empresa, pois assim caso surja a oportunidade de fazer um teste, você já estará familiarizado com a interface, com a disposição das ferramentas e com os recursos disponíveis.

Outra dúvida muito comum e que também é interessante destacar, refere-se a cursos, sejam cursos online ou cursos presenciais.

Se você vai fazer um cursos de SolidWorks, é interessante você utilizar a mesma versão ensinada no curso, pois assim você não terá problemas para abrir os arquivos disponibilizados pelo professor e nem se confundirá caso haja algum detalhe que mudou de uma versão para outra. Porém, caso você não possua a mesma versão da ensina, não a nada que impeça você de usar outra versão do software para praticar ou até mesmo para acompanhar o curso, até por que, os conceitos básicos de modelagem tridimensional, recursos e interface do SolidWorks são bem semelhantes nas versões dos últimos 5 anos.

Então se você aprender bem uma versão, você não encontrará dificuldades nas outras, sejam elas mais novas ou mais antigas. Mas mantenha-se sempre atualizado para aproveitar as vantagens dos recursos mais recentes adicionados ao software.

Aproveite para conhecer mais opções de Cursos SolidWorks e expandir o seu conhecimento!

Sobre o autor:

Mateus Henrique Formado em Ferramentaria e Mecânica de manutenção pelo SENAI, trabalho com construção, manutenção e desenvolvimento de peças e ferramentas CDR para industria automotiva. Tive meu primeiro contato com softwares CAD em 2006, começando com Solidworks e AutoCAD. Logo em seguida migrei para o CATIA V5, que era o software utilizada na empresa que eu trabalhava na época, desde então estou sempre buscando conhecimentos em softwares 3D. Atualmente estou focado no desenvolvimento de materiais relacionados a software tridimensionais para web e cursando engenharia mecânica para aperfeiçoar os meus conhecimentos e me graduar na área.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):