Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Recall X terceirização: semelhança ou mera coincidência?

Postado em: 23/12/2013 Nenhum comentário

Por conta da economia do país, grande parte das empresas há algum tempo começaram um longo processo de redução de custos. O resultado: terceirização de vários serviços. Seguindo as tendências de mercado ou não, podemos afirmar que temos alguns aspectos positivos, mas, como outros conceitos que chegam de outros países, infelizmente as leis vigentes do Brasil não suportam tais demandas.

As tarefas que são consideradas não agregadoras de valores ao produto final, como restaurantes, recepção, manutenção e até mesmo a área de ferramentaria, que são chamadas de apoio ou suporte, estão sendo eliminadas dos organogramas das empresa. Mas será mesmo que essa seria a melhor solução a ser tomada? Existem muitos pontos negativos em toda essa ação de terceirização. Além de contribuir para o aumento de desempregados, temos uma grande interrogação, que em algumas vezes é a falta de qualidade dos serviços prestados.

Imagem ilustrativa do processo de terceirização

O que vimos ao longo de todo o processo de terceirização foi uma queda na qualidade daqueles serviços que antes eram de responsabilidade da empresa principal, e que por algum motivo, passaram a ser feitos por prestadores de serviço. Por sua vez, algumas empresa não têm o mesmo cuidado com o processo que deveria ser tratado como prioridade em questão de qualidade.

Desta forma, a falta de competências que deveriam ser primordiais para a qualidade do processo, do serviço prestado, organização, entre outros, faz com que o resultado final seja de péssima qualidade, gerando assim o que chamamos de Recall.

Origem do termo Recall

O termo Recall vem do inglês e significa “chamar de volta”, que nada mais é do que uma tentativa de eliminar toda a negligência corporativa, onde até acarretam severas punições legalizadas em leis. Os Recalls exigem um custo muito alto para as empresas, princialmente porque envolvem o recolhimento parcial ou até mesmo total (geralmente se faz o recolhimento de lotes que apresentam determinados problemas) do produto, em alguns casos, chegando a empresa a ser responsável por pagar danos causados pelo uso dos mesmos, embora qualquer valor financeiro seja muito menos impactante que a imagem negativa que se cria em torno desse fabricante.

recall

A terceirização foi um grade salto para toda a indústria, pois além de as empresa diminuírem drasticamente os custos em setores que de certa forma não estão agregadores ao produto final, elimina-se uma certa preocupação em cima de alguns processos. Porém, por outro lado, toda essa euforia deve ser contida porque em alguns casos a escolha de fornecedores irresponsáveis pode gerar um prejuízo enorme para a empresa principal. Não só financeiro, mas também moral. Ou seja, quando se trata de terceirização a palavra-chave é confiança, pois muita coisa está em jogo.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):