Warning: Declaration of gdttWalker_Terms::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_Category::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Declaration of gdttWalker_TermsDropdown::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_CategoryDropdown::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579
Recondicionamento de ferramentas
Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Recondicionamento de ferramentas

Postado em: 28/06/2016 Nenhum comentário

Para aumentar a produtividade e ainda conseguir um processo de manufatura mais confiável, já existe um sistema de recondicionamento de ferramentas. A empresa Sandvik Coromant disponibiliza um sistema de reconstrução, o chamado recondicionamento de ferramentas de usinagem já desgastadas, de uma maneira mais econômica do que se fosse utilizar uma ferramenta nova.

A Sandvik segue o seguinte fluxo para o processo de recondicionamento:

  • Entrar em contato com seu representante Sandvik Coromant para solicitar uma caixa de recondicionamento.
  • Empacote suas ferramentas inteiriças de metal duro e envie as ferramentas de acordo com as instruções.
  • Suas ferramentas são recondicionadas para a qualidade original e devolvidas dentro de 2 ou 3 semanas.

Como funciona o processo de recondicionamento?

O processo de recondicionamento trabalha com centros especializados em três continentes (Europa, Ásia e Américas) e quase que 100% das ferramentas inteiriças de metal duro podem passar pelo processo de recondicionamento, todo o processo é equipado com uma alta tecnologia para garantir um padrão de qualidade, todo o processo possui um sistema de certificação.

A Sandvik promete garantir o desempenho da ferramenta recondicionada no mesmo padrão de uma ferramenta nova, eles incorporam um processo de desenho na ferramenta nova que garante a cópia exata em um recondicionamento futuro. Esse processo de recondicionamento vai reproduzir tanto a geometria quanto a cobertura original da ferramenta e depois de feito o recondicionamento passa por testes de desempenho para garantir a mesma qualidade da ferramenta original.

recondicionamento

Os produtos da Sandvik que podem ser podem ser recondicionados são os listados abaixo:

  • CoroMill® Plura
  • CoroDrill® 860
  • CoroDrill® 861 -GM
  • CoroDrill® 861 -GP
  • ​CoroDrill® 460
  • CoroDrill® R840/R850
  • CoroReamer® 435
  • CoroReamer® 835

Abaixo, dois dos pontos fortes que caracterizam o processo de recondicionamento de ferramental:

  • Desempenho: Com o processo de recondicionamento, conseguimos obter a qualidade original da ferramenta até as três primeiras afiações.
  • Economia: Com o Processo de recondicionamento se consegue obter uma relação perfeita de custo/benefício, pois com um investimento baixo se consegue uma ótima qualidade de usinagem.

Outro ponto que deve ser levado em consideração no processo de recondicionamento é o transporte. Para embalar as ferramentas antes de enviá-las para o programa de recondicionamento é importante proteger as ferramentas de qualquer dano e ainda uma correta identificação. Por isso se faz necessário à utilização de caixas de recondicionamento específicas disponibilizadas pela própria Sandvik. Todas as caixas são disponibilizadas com camadas de espuma para assegurar que as ferramentas fiquem protegidas durante o transporte. As caixas de recondicionamento estão disponíveis em dois tamanhos:

  • Caixa Standard (300x200x138)
  • Caixa Grande (400x300x138)

Caixa

Para não se perder tempo na produção é aconselhável elaborar um planejamento do recondicionamento, caso se chegue ao ponto de não ter mais lucro com o processo de recondicionamento, já se pode trabalhar com outro programa que é o processo de reciclagem do metal. Assim é possível manter um ciclo sustentável de todas as ferramentas.

Bom trabalho!

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):