Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

O recurso Flange-Base Aba no ambiente de chapas do SolidWorks

Postado em: 05/12/2012 Nenhum comentário

Continuando a tratar do tema relacionado ao ambiente de chapas metálicas e às ferramentas de estampo no SolidWorks, hoje vou falar sobre o recurso Flange-Base Aba que está presente no ambiente de chapas do SolidWorks. Este recurso possibilita o inicio do trabalho no ambiente de chapas do software, com ele podemos criar qualquer tipo de chapa metálica bastando apenas traçar uma simples linha, após isso aplicamos o recurso com poucos cliques e o resultado é surpreendente.

É claro que podemos modelar produtos que serão desenvolvidos em chapas metálicas no ambiente convencional no SolidWorks, porém fazendo isso o trabalho é muito maior e o resultado pode não ser tão satisfatório, digo isso porque quando desenvolvemos modelos 3D de produtos que serão fabricados em chapas metálicas fora do ambiente de chapas do SolidWorks, acabamos por perder várias vantagens de trabalho que poderíamos ter se tivéssemos usado o ambiente de chapas do software para criar nosso projeto.

O recurso Flange-Base Aba

Talvez você possa estar pensando que criar em um esboço o perfil de uma chapa metálica e realizar uma extrusão pode significar o mesmo que desenhar uma linha e logo após aplicar o recurso Flange-Base Aba. Com toda certeza posso garantir seguramente que essas duas situações de trabalho não darão o mesmo resultado final. Quando utilizamos o recurso Flange-Base Aba, além de criarmos uma chapa metálica de acordo com a nossa necessidade e também com a necessidade de nosso projeto, teremos ao nosso dispor a possibilidade de desenvolver a planificação da chapa conseguindo obter facilmente todo dimensional da área da chapa metálica desenvolvida, essa vantagem de trabalho pode ser conhecida por meio do artigo Assistente do SolidWorks VS Blank da Ferramenta de Estampo que escrevi anteriormente.

Aplicando o recurso Flange-Base Aba

SolidWorks- Flange Base Aba

SolidWorks- Flange Base Aba

Para utilizar o recurso Flange-Base Aba em nossos projetos de chapas metálicas o procedimento é extremamente simples, este recurso é realmente muito fácil de ser usado e garante um ótimo resultado final. Vejam a seguir como podemos realizar tal tarefa:

 Passo 1

Passo 1 - SolidWorks - Habilitando chapas metalicas

Passo 1 - SolidWorks - Habilitando chapas metalicas

Primeiramente precisamos ao iniciar o SolidWorks e antes de usar qualquer recurso do software, habilitarmos a barra de ferramentas de chapas metálicas, com essa barra habilitada nós teremos acesso a todas as ferramentas para criação de chapas metálicas no SolidWorks.

Passo 2

Passo 2 - SolidWorks - Tracando o perfil

Passo 2 - SolidWorks - Tracando o perfil

Já com a barra de ferramentas de chapas metálicas do SolidWorks em funcionamento, a única coisa que temos a fazer é escolher um dos planos de trabalho padrão do SolidWorks (planos frontal, superior e direito) e desenhar uma linha simples ou um conjunto de linhas ligadas entre si.

Passo 3

Passo 3 - SolidWorks - Aplicando flange base aba

Passo 3 - SolidWorks - Aplicando flange base aba

Com o esboço já definido conforme o desejado já podemos então aplicar o recurso Flange-Base Aba clicando sobre botão com exatamente este nome na barra de ferramentas de chapas no SolidWorks, feito isso podemos configurar na barra de propriedades a esquerda quais serão as dimensões da chapa metálica em desenvolvimento.

Conclusão

Acredito que todos poderão perceber que não é preciso ser nenhum expert em SolidWorks e muito menos em projetos para poder desenvolver modelos matemáticos em chapas metálicas, ao contrário disso basta possuir um conhecimento básico do software para que possamos alcançar excelentes resultados para o nossos projetos.

Sobre o autor:

Thiago Gianaccini Projetista com mais de 14 anos de experiência prática em projetos e processos de fabricação em ferramentarias e grandes multinacionais na área automobilística. Formado em Mecatrônica Industrial pelo SENAI e Desenho Mecânico é especialista em desenvolvimento de produtos, moldes de injeção, máquinas e dispositivos.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):