Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Recursos do Civil 3D 2014: Corridor Targets in Xrefs

Postado em: 06/11/2013 Nenhum comentário

A maioria dos usuários de Civil 3D já deve ter acompanhado que em sua versão 2014, poderemos encontrar ferramentas que tornam este software ainda mais poderoso. Hoje, neste artigo, falaremos sobre uma dessas novidades, a utilização de arquivos Xref como targets na construção de corredores.

xrefs em corredores

Arquivos Xrefs

O termo Xref é uma abreviação de External References, ou referências externas. Basicamente, um arquivo deste tipo, possui alguma informação que possa ser utilizada em projetos, como por exemplo imagens, padronizações, e até mesmo arquivos inteiros que irão compor um outro arquivo maior. Por exemplo, em um projeto de infraestrutura, poderemos ter vários arquivos de referências, como imagens de fundo, arquivos que delimitem ruas, componentes hidráulicos entre outros.

Criação de corredores com referências externas

O procedimento básico para criação de corredores é bem conhecido por todos. Primeiramente traçamos o alinhamento, que representará o eixo central do corredor, em seguida desenhamos a seção tipo, ou assembly que definirá o formato do corredor, perfil longitudinal e por fim escolhemos os targets.

Os targets são as referências que o Civil 3D usará para delimitar seu corredor. A partir da assembly criada, o Civil 3D ligará o topo de um corredor até a superfície, por exemplo. Com o Civil 3D, poderemos usar polilinhas e outras informações a partir de referências externas, mas o que deve ser levado em consideração é que qualquer alteração feita no caminho ou nome dos arquivos fará com que o Civil 3D perca as referências externas, o que fatalmente afetará o corredor.

Corredor utilizando uma superfície como Target.

Corredor utilizando uma superfície como Target.

Por enquanto, ainda não temos cursos com a versão 2014 do Civil 3D, porém, você poderá acessar gratuitamente o Curso de Modelagem de Corredores no AutoCAD Civil 3D e ir se preparando para trabalhar com Xrefs na versão 2014.

Até a próxima!!!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

Comentários (0):