Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Revit Technology Conference (RTC) é realizado no Canadá, Holanda e Nova Zelândia

Postado em: 10/10/2013 Nenhum comentário

A RTC EM é um grupo formado a partir da necessidade emergente de criar novos eventos relacionados às tecnologias BIM (Building Information Modeling), utilizando a principal plataforma da Autodesk, como exemplo, o Revit Architecture e também o 3ds Max. A empresa é dedicada a criar e gerenciar os eventos em diversos países, facilitando o compartilhamento dos conhecimentos relacionados com a tecnologia BIM. A RTC EM tem em sua programação um evento principal chamado RTC (Revit Technology Conference), realizado no Norte da América, Austrália e Europa.

Além do RTC, também gerencia eventos na área, como o RTC VisDay, que hoje é chamado de RTC Viscon. Este é um evento semelhante ao RTC, mas voltado à amostra de tecnologias ligadas totalmente à área e ao software Revit.  Existe outro evento, chamado DTS RTC (Design Technology Summit RTC), onde são feitas as maiores discussões profissionais para a melhoria do mercado de trabalho no que tange o compartilhamento, os desafios e o refinamento de ideias. Este ano, contou com a colaboração de alguns países e o RTC foi realizado em Vancouver (Canadá), Delft (Holanda) e Auckland (Nova Zelândia). Logo abaixo, veremos os detalhes de cada evento.

Gerenciamento de eventos de BIM

RTC Events Management

Revit Technology Conference – RTC

Seguramente, o Revit Technology Conference (RTC) é um evento dedicado a sustentar a comunidade do Autodesk Revit, emergente nas áreas de Arquitetura, Engenharia e Indústrias de Construção. No evento, prevalecem os usuários do programa que se submetem a palestras educativas e a aumentar seus contatos de trabalho (Networking) a fim de promover mais integração. O RTC traz todas as oportunidades e benefícios em um lugar só e trata exclusivamente da tecnologia BIM dentro da plataforma Revit.

Reunindo conceitos de usuários para usuários, o evento se torna importante, pois agrega mais contatos profissionais nesse ramo que está cada vez mais exigente, além de garantir sucesso no mercado de trabalho. Lembrando que conhecer as técnicas de trabalho, conceitos importantes de como a ferramenta funciona, dicas e truques para se fazer um bom projeto são essenciais para quem deseja participar de um evento voltado a quem utiliza o programa no seu dia-a-dia. Neste ano, está acontecendo vários RTC’s em todo o mundo. Até agora, esses países mencionados foram acolhidos pela RTC EM a cada mês. Mais novidades desse evento ainda irão surgir e já existe uma programação para 2014, onde Austrália e Chicago estão confirmados. Logo abaixo mostraremos os principais pontos do RTC em 2013.

9º Austrália e Asia Revit Technology Conference – RTC

RCT realizado em Auckland (Nova Zelândia)

RTC realizado na Nova Zelândia nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2013

As novidades começam com o tema: “Abraçando as Mudanças”, que conduz todas as etapas do evento, incluindo as novidades do Revit e produzindo um reboliço no meio industrial ao qual muitas das vezes ficam estagnadas. Quem poderia participar e com certeza esteve no evento são pessoas como: diretores, gerentes, arquitetos, engenheiros, estudantes de áreas afins, gerenciadores de CAD/BIM, construtores, empreiteiros, proprietário, gestores de instalações, topógrafos, subcontratados, desenvolvedores, gerentes de projeto, relatores, designers, modeladores digitais e artistas visuais. Nesta conferência de Revit, as oportunidades foram incríveis e quem participou pode contar com:

  • Adquirir ensinamentos, experiências, métodos práticos e boas ideias com os melhores instrutores do mundo nesse ramo de trabalho;
  • Compartilhar as ideias importantes de projetos, além de ter um insight sobre o assunto;
  • Conhecer as últimas tendências e tecnologias;
  • Construir e acrescentar pessoas ao seu networking, fortalecendo sua carreira e o meio profissional;
  • Aprender sobre os conceitos e a análise de ESD e simulação;
  • Conhecer as potencialidades sobre a tecnologia BIM para otimizar o processo de construção;
  • Além de aprender sobre novas funcionalidades do programa.

O evento foi realizado no Langham Hotel, na cidade de Auckland. O hotel ofereceu abrigo aos participantes e também foi palco de todas as palestras e conferências. 

 3º América do Norte Revit Technology Conference – RTC

RTC realizado em Vancuver (Canadá)

RTC realizado no Canadá nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2013

O 3º RTC foi marcado pela presença de muitos profissionais da área, que contaram com palestras muito bem fundamentadas por instrutores capacitados que garantiam mais experiência, novas ideias no ramo e métodos de trabalho mais eficazes, otimizando o seu trabalho profissional. Os participantes também puderam se relacionar com outras pessoas, aumentando seu networking e produzindo mais benefícios ao mercado de trabalho. Participaram do evento diretores nas diversas áreas, gerentes de pessoal, arquitetos, engenheiros, estudantes do software Revit, gerenciadores de CAD/BIM, construtores, empreiteiros, proprietários de residências, pessoas que trabalham na área de instalações diversas, topógrafos de campo, terceirizados, desenvolvedores na área, gerentes de projeto, jornalistas, artistas visuais, modeladores digitais e designers. Os participantes ficaram acomodados no Westin Bayshore Vancouver Hotel, próximo a pontos culturais e artísticos de Vancouver.

Em 10 de julho de 2013, dia anterior ao 3º RTC, aconteceu o RTC Design Technology Summit, que reuniu profissionais das maiores empresas no ramo da arquitetura, engenharia civil e indústria de design. O DTS é um fórum de discussões onde se pode compartilhar, desafiar e aprimorar as ideias no segmento. O mundo que compete aos designers e criadores é como uma paisagem que muda constantemente seu visual, pois a ferramenta BIM está sempre evoluindo e surgem novos métodos e práticas. Os ramos de trabalho da arquitetura e engenharia civil estão ligados a essa evolução e é imprescindível que o mercado se atualize constantemente. O DTS reúne esses profissionais justamente por compartilhar, oferecer oficinas em grupo, criar dinâmicas para todos aprenderem e informar sobre as novas tecnologias que estão emergentes no momento. O objetivo principal do DTS é obter uma solução voltada às novas estratégias das tecnologias e dos negócios, garantindo que as empresas do ramo permaneçam relevantes e bem-sucedidas.

Design Technology Summit (DTS), em Vancouver (Canadá)

Design Technology Summit, evento realizado no Canadá no dia 10 de julho de 2013

Este ano, o DTS teve três tipos de discussões e no final do evento um wrap-up, que é uma “pincelada” ou um “apanhado” de tudo que foi visto, as etapas do evento foram:

  • Colaboração – Discussões sobre as colaborações no ramo interno, externo e global das empresas relacionadas;
  • Gestão – Como as empresas devem gerir sua cultura, sua tecnologia, seus alinhamentos para grandes negócios e a educação de seus funcionários e sócios;
  • Inovação – Foram criadas várias dinâmicas para instigar a investigação ou preocupação de como seu concorrente está e a implementação de novas tecnologias para o ramo de trabalho;
  • Wrap Up – Feedbacks, no final do evento, de como o que foi abordado deve ser executado no futuro.

Este evento esteve mais focado nas discussões que desafiam o nosso dia-a-dia do trabalho. Pode ser que a sua empresa esteja com problemas de entrega de projetos por falta de conhecimento de novas tecnologias, passando por problemas de como gerir o próprio dinheiro para futuros investimentos ou enfrentando dificuldades em chamar novos clientes. E é esse o objetivo do DTS : criar oportunidades para discutir os desafios rotineiros e a trabalhar coletivamente em busca de soluções comuns. Todos os participantes puderam interagir dentro do evento e não apenas assistir o que foi discutido. E um detalhe muito importante desde tipo de RTC é que todas as discussões são gravadas para garantir um material com informações para futuras consultas das empresas participantes, que terão total acesso aos áudios gravados, às atas das reuniões e aos materiais apresentados durante as palestras.

Só pode participar quem recebeu um convite especial do coordenador do próprio evento. São apenas 40 convites para o melhor aproveitamento das discussões, enviados a empreendedores e profissionais na área. Caso sua empresa não tenha recebido um convite e deseja participar do próximo evento (que é organizado com antecedência e as empresas são cadastradas bem antes também), o empreendedor pode inscrever-se através do e-mail secretary@rtcevents.com, preenchendo as informações: nome, e-mail, cargo, empresa, tamanho da empresa, endereço (opcional), site da empresa, e uma breve resposta sobre “por que você pertence a DTS?”.

1º Europa Revit Technology Conference – RTC

RTC realizado em Delf (Holanda)

RTC realizado na Holanda nos dias 27 e 28 de setembro de 2013

O 1º Europa Revit Technology Conference foi um dos últimos eventos que a RTC EM organizou, dando oportunidade de o mercado europeu também participar do RTC. Após o sucesso do RTC na Austrália e na América do Norte e pela demanda emergente na Europa, o RTC teve que dar as caras e criar um evento desse porte. A conferência foi apresentada totalmente em inglês e contou com alguns palestrantes das versões anteriores e outros palestrantes de empresas fortes na Europa. Lembrando que a programação foi a mesma que ocorreu nos eventos da RTC EM e garantiu muitas informações a quem participou. Além dos inscritos interagirem tanto para aumentar o networking como para aprenderam sobre as novas tecnologias voltadas ao programa Revit, com a utilização do BIM, obtiveram conhecimentos e técnicas de novos métodos de trabalho que garantem melhor otimização do processo de criação de um projeto.

O evento aconteceu nos edifícios históricos de Delft, na Holanda. Com uma estrutura requintada, pode dar apoio aos participantes em três locais históricos, onde ocorreram as atividades da conferência: o Prinsenhof, o Waalse Kerk  e Meisjeshuis. O deslocamento entre esses prédios são fáceis e garantem ao visitante um tour pelos canais de Delft.

Uma breve conclusão

Todos estes lugares em que o RTC EM organizou os RTC’s e o DTS são pontos estratégicos e emergentes da indústria da construção. Até hoje, não foi realizado nenhum RTC no Brasil organizado pela RTC EM, mas estamos esperançosos para que aconteça em nosso território, pois aqui no Brasil a tecnologia BIM nos softwares da Autodesk está se tornando a principal ferramenta de arquitetos, engenheiros civis, construtores e projetistas. Os projetos arquitetônicos e estruturais podem sim ser feitos por esse software com muita versatilidade e rapidez.

Caso não detenha conhecimento para trabalhar com essa tecnologia, você poderá encontrar Cursos de Revit e Cursos de 3ds Max, todos elaborados por profissionais que já trabalham na área e possibilitam que você adquira conhecimentos importantes nas áreas de arquitetura, engenharia ou projetos, garantindo sucesso profissional ou o crescimento de sua própria empresa.

Sobre o autor:

Daniel Henrique Arantes Graduando em Engenharia Civil, com mais de 10 anos de experiência em AutoCAD, desde então trabalhando com projetos de desenhos, maquetes eletrônicas utilizando softwares como REVIT, 3ds Max e AutoCAD. Experiência profissional em escritório de Engenharia Civil e Arquitetura. Nas horas vagas, como hobby, utiliza o 3D Max Studio para fazer animações 2D e 3D.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):