Warning: Declaration of gdttWalker_Terms::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_Category::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Declaration of gdttWalker_TermsDropdown::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_CategoryDropdown::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579
Seleção de ferramentas de um centro de usinagem
Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Seleção de ferramentas de um centro de usinagem

Postado em: 04/07/2014 Comentários (3)

Ao se elaborar uma programação CNC em centros de usinagem, existem códigos de programação que são fundamentais para o correto desempenho e execução do programa criado. São códigos básicos de programação responsáveis por mandarem sinais para o centro de usinagem para que a máquina ferramenta execute uma determinada tarefa ,seguindo características específicas.

Alguns dos códigos básicos ao qual me refiro são os códigos de chamada da ferramenta. O conjunto de blocos de programação que representa essa característica dos centros de usinagem é composto por códigos de programação que em conjunto mandam um sinal para a máquina- ferramenta, dizendo basicamente qual ferramenta deverá ser selecionada (código de programação “T” seguido do número da ferramenta), depois ordenado por meio de uma função miscelânea o comando de troca.

Magazine de ferramentas de um centro de usinagem

Seguindo os conceitos básicos de programação, o conjunto de códigos responsável por determinar a chamada de ferramenta pode estar presente em qualquer parte do seu programa CNC desenvolvido, desde que se tome muita cautela ao programar uma chamada de ferramenta em referência a posição inicial do eixo de troca da ferramenta (eixo árvore) e que se tome também os devidos cuidados ao que diz respeito ao corretor da ferramenta selecionada para trabalho.

Logo abaixo temos um vídeo fazendo uma pequena explicação de como utilizar o código de identificação da ferramenta (código “T”), seguido da função miscelânea de chamada da ferramenta (código de programação “M 06”).

Bloco de programação para chamada de ferramenta

Para que se consiga executar corretamente os blocos de programação da troca de ferramenta, os códigos devem estar em posições específicas e corretamente configuradas para que o centro de usinagem consiga interpretar corretamente os passos necessários para esta determinada ação de programação. Sendo assim,  a disponibilização dos códigos de programação nos blocos do programa CNC é de fundamental importância para que se possa ter como resultado uma ação satisfatória.

Seguindo os conceitos da programação CNC com linguagem ISO temos que seguir a risca a devida configuração de programação:

Blocos de programação para chamada de ferramenta CNC

Esta imagem acima representa os blocos de programação necessários para que se consiga fazer uma correta chamada de ferramenta de usinagem em centros de usinagem com uma linguagem de programação ISO, onde temos como principal responsável pela ação de chamada de ferramenta, o código de programação T 0101, que significa a chamada da ferramenta 01 no corretor 01, seguido da função miscelânea M 06 que é responsável por mandar uma ordem ao centro de usinagem para executar a troca da ferramenta.

Seguindo este bloco de programação, seja no começo, no meio ou no fim do seu programa CNC, com certeza a sua chamada de ferramenta ou a sua troca de ferramenta será feita de maneira correta.

Confira também os cursos de CNC e aprenda mais sobre essa ferramenta.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

  1. expedito em 06/07/2014:

    Gostaria de saber porque não responde meu mail?
    gostaria de saber minha compra?

    Responder
    • CADguru em 07/07/2014:

      Olá Expedito,

      Não recebemos nenhum e-mail do Sr. Em que posso auxiliar?

      Aguardo retorno

      Responder
      • EXPEDITO em 07/07/2014:

        Gostaria de compra um CD AUTO CAD
        construção civil.
        (PROGAMA)

        Responder

Comentários (3):