Warning: Declaration of gdttWalker_Terms::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_Category::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Declaration of gdttWalker_TermsDropdown::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_CategoryDropdown::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579
SketchUp - Conheça o novo logo do software feita pela Trimble
Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

SketchUp – Conheça a Nova Logo: a Primeira Grande Mudança após a Trimble

Postado em: 30/08/2012 Nenhum comentário

No começo deste ano foi anunciada a venda do SketchUP para a Trimble. Agora em sua nova casa, o SketchUp passa por mudanças e a primeira delas foi o visual da sua logo, deixando para trás a famosa casinha desenhada por um lápis.

Muitos podem se perguntar como isso afetaria as questões de branding, porém como o próprio time bem definiu em seu post: “nossa ferramenta que é tão boa em criar figuras tinha uma logo que era apenas o seu nome digitado em uma fonte qualquer.” A mudança foi uma evolução que muito os agradou. E você concorda? A nova marca é realmente mais atrativa?

Ah, está difícil lembrar de como era a logo? Então vamos nos lembrar de como a marca foi evoluindo ao longo dos anos!
Nos primórdios, no ano de 2006, a logo não tinha qualquer elemento que os designers costumam chamar “Wow factor”, somente um U em vermelho sem quaisquer elementos visuais. Portanto era apenas uma wordmark.

Logo do SkecthUp em 2006

Logo do SkecthUp em 2006

Mas isso é um problema? Não, pois temos diversos exemplos de marcas que são apenas palavras. Porém, para softwares, isso é sim um problema pois grande parte dos usuários associa a marca ao seu ícone de instalação do software, certo? Portanto para um software sua marca deve conter elementos visuais. Seguindo esse conceito a Google passou a pensar melhor nos ícones do software, mas jamais associado-o à logo.

Ícone do SketchUp

Ícone do SketchUp

Além de retrabalhar os ícones a Google passou a redesenhar a logo durante os anos, tentando melhorar a identidade visual do software.

Logo do SketchUp feitos pelo Google

Logo do SketchUp feitos pelo Google

Claramente a Google não obteve êxito em unir as duas frentes: ícone e logomarca. Agora com a equipe SketchUp realocada em sua nova casa foi decidido que esta mudança era um fator primordial. Dessa forma eles iriam, como diria o ditado popular: ” matar dois coelhos com uma cajadada só”, ou seja, seria feita uma nova logomarca que seria usada como novo ícone do software.

Após tomada essa decisão, passaram a trabalhar no conceito: “O que nós queremos transmitir com a nova marca/logo?”  Sem desprezar logomarcas complexas, que exigiram um estudo grande para seu desenvolvimento, optaram por focar em apenas três aspectos: tres dimensões, dinamismo (movimento) e perspectiva, elementos esses que são muito trabalhados dentro do software!

Então surgiu a primeira imagem que seria o primeiro passo para a nova marca.

Primeiro Rascunho do novo ícone do SketchUP

Primeiro Rascunho do novo ícone do SketchUP

Esse primeiro protótipo deu a eles a certeza de que estavam no caminho certo e que esta era uma necessidade, relmente urgente, para a identidade do software. Passaram então a se concentrar nas possibilidades de cor, pois em geral os ícones são sempre coloridos e atrativos. Por ser uma marca já conhecida e ter seu uso concentrado em corporações, optaram por trabalhar o ícone em uma só cor. Mas qual seria essa cor? Esta pergunta até nós conseguiríamos responder, né? Vermelho, claro!

Novo Logo do SketchUp

Para quem possa estar se perguntando sobre a cor: SketchUp Red is Pantone 1795 (a.k.a #e72b2d)

Agora só faltava a parte escrita: qual fonte usar? Simples, optarem por escolher uma fonte que representasse o software e a marca: amigável, profissional e clean. Estava escolhida a fonte: Whitney.

Novo Logo do SketchUp

Novo Logo do SketchUp

E para o resto da família SketchUP Pro foram feitas variações desse novo logotipo.

Ícones da Família do SketchUP Pro

Você notou o L no ícone do Layout?

O que vocês acharam do novo visual? Nós aprovamos essa nova logo e a nova família de ícones do SketchUp. Se eles já “mandaram bem” na mudança visual, o que podemos esperar das próximas versões do software? Agora só podemos aguardar e torcer!

Leia também

Comentários (0):