Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Solid Edge ST5 apresenta Modelamento Multicorpos

Postado em: 26/06/2013 Comentários (2)

As versões do Solid Edge anteriores ao ST5 não tinham a possibilidade de trabalhar com multi-corpos em um arquivo de peça. Essa característica limitava alguns tipos de modelamentos, como o que será mostrado em seguida.

Modelamento Multi-Corpos

É um tipo de modelamento no qual trabalhamos em um arquivo de peça com vários corpos, fazendo com que o software não se limite às montagens para inserir mais de um corpo em um arquivo. Este tipo de modelamento possibilita a criação de certas peças antes impossíveis por questões matemáticas do programa e facilita a criação de modelos derivados de outras peças.

Solid Edge ST5 apresenta multi-corpos

Para realizar modelamentos com peças derivadas nas versões anteriores ao ST5 era necessário utilizar o comando insert part com algumas etapas adicionais, o que dificultava o processo. Com a versão ST5, o Solid Edge implantou ferramentas que facilitam o trabalho, como o “Add Body” descrito abaixo.

Criando Cavidade em um modelo

Para demonstrar o comando do “Add Body” vou criar um molde a partir de uma garrafa pronta. Para iniciar, procurei no GrabCad (comunidade online de CAD) um modelo de garrafa para iniciar o modelamento.

garrafa obtida comunidade CAD

Garrafa obtida em comunidade CAD

Utilizando o Add Body

Para iniciar, passei os recursos já existentes para o modo síncrono através do comando “Move to synchronous”. Com o modelamento no síncrono, ativei então o comando “Add Body” para criar a base para o molde da garrafa.

add body comando

Comando “Add Body”

Após selecionar o comando “Add Body” nomeamos o corpo adicionado, e selecionamos entre part e sheet metal.

add body name nome corpo adicionado

Nomeando o novo corpo adicionado

Criando a base do molde

Com a tecnologia síncrona, criei a base do molde simplesmente desenhando um retângulo e dando volume através do volante do Solid Edge dentro do próprio ambiente da garrafa.

Criando a base do Molde

Criando a base do Molde

Subtraindo a garrafa do molde

Para realizar a cavidade da garrafa no molde, utilizei o comando “subtract” que pede uma peça alvo (target part) e uma ferramenta (tool part).

Comando Subtract

Comando Subtract

Como peça alvo selecionei o molde, e como ferramenta selecionei a garrafa, resultando no formato inicial do molde da garrafa.

molde subtraido

Resultado da subtração de corpos

Com simples passos criei o molde de uma garrafa, coisa que demoraria muito tempo se fosse modelar a cavidade manualmente.

Salvando os arquivos separadamente

Para completar o processo, o Solid Edge ST5 possui a ferramenta “Multi-body Publish” que cria arquivos separados para as peças e uma montagem, criando o processo final de modelamento.

multi-body-publish

Comando “Multi-body Publish”

Resultado Final

Como resultado final, obtemos então uma montagem com os arquivos da garrafa com seu molde e arquivos separados das duas peças, possibilitando modificações pontuais com atualização automática na montagem.

montagem

Montagem final do Molde com Garrafa

Podemos ainda fazer modificações no molde, como inserir filetes e detalhes pertinentes à fabricação.

molde garrafa

Molde final da Garrafa

Se você se interessou pela facilidade de trabalho com o Solid Edge, você poderá gostar do nosso curso gratuito Solid Edge ST5 Básico.

Sobre o autor:

Rafael Ranghetti Técnico em mecânica industrial e graduando em Engenharia Naval pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou em desenvolvimento mecânico de produtos em uma multinacional, e realizou intercâmbio nos EUA através do programa Ciência sem Fronteiras. Procurando constante aperfeiçoamento tenta aprender coisas novas a cada dia. Não se limitando à área técnica, procura compreender os diversos campos que tem impacto na educação, como técnicas de ensino e áreas da comunicação.
Leia mais

Leia também

  1. thiagomendonca em 03/07/2013:

    boa tarde gostaria de saber se tem esta funçao no st4 ,,,

    Responder
    • CADguru em 17/07/2013:

      Olá Thiago,

      Atualmente não dispomos deste curso, por gentileza sugira este e outros cursos através de nossa pesquisa: Fórum. Os novos cursos serão criados com base nas solicitações dos usuários.
      Obrigado por sua sugestão.

      Responder

Comentários (2):