Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Solid Edge – Tecnologia Síncrona VS Ordenada

Postado em: 16/07/2012 Comentários (6)

Obviamente todos os projetistas e desenhistas que trabalham diariamente com projetos em 3D, desejam criar seus modelos com mais facilidade e mais rapidez. Hoje quero apresentar a vocês uma forma muito simples e fácil para alcançar toda essa eficiência, para isso utilizaremos o sistema CAD 3D Solid Edge com sua tecnologia síncrona.

Síncrona VS Ordenado

Solid Edge - Tecnologia síncrona VS ordenada

Apesar da tecnologia síncrona ser muito mais fácil de ser utilizada, o Solid Edge também permite que trabalhemos com a tecnologia ordenada. Para esclarecer melhor a diferença entre essas duas formas que temos para criar nossos projetos, vamos observar as considerações abaixo:

  • Síncrona

A tecnologia síncrona é melhor em todos os sentidos, isso porque a forma como ela se comporta quando estamos desenvolvendo um novo projeto é muito mais eficiente, ou seja, podemos criar geometrias com apenas poucos cliques. Quando falamos da modificação de um modelo já criado ou mesmo da edição desse modelo, também podemos contar com uma versatilidade enorme, basta clicar sobre as faces que serão alteradas e manipular os vetores e os volantes para fazer alterações no projeto.

Outra grande vantagem é que no momento de qualquer alteração, não temos conflitos e erros relacionados às restrições geométricas. Ao passo que utilizamos a tecnologia síncrona para modelar, a árvore de nosso projeto fica muito mais enxuta deixando o projeto muito “leve” e fácil para se trabalhar.

  • Ordenada

A tecnologia ordenada é a forma habitual que estamos acostumados a trabalhar para criar nossos projetos, sendo necessário, por exemplo, para criar uma nova extrusão, desenhar sketches em faces ou planos para depois aplicar um recurso de extrusão. Se temos que alterar o modelo que criamos, seremos obrigados então a editar os recursos por meio da árvore de projetos ou realizando várias etapas com muitos cliques sobre o modelo.

Geralmente quando temos um projeto um pouco mais elaborados e necessitamos fazer algumas alterações, nos deparamos com muitos conflitos geométricos, para corrigí-los acabamos perdendo muito tempo, sem falar que quando utilizamos a tecnologia ordenada a árvore do projeto fica muito mais extensa deixando o projeto mais “pesado”, dificultando o nosso trabalho.

Demonstração

Assistam o vídeo abaixo e vejam na prática a diferença entre a tecnologia síncrona e a ordenada.

Certamente todos vocês puderam perceber que o fato de projetar utilizando a tecnologia síncrona torna nossa vida muito fácil, a partir de agora cabe a cada um de vocês avaliar como esse novo método de projeto pode lhes ajudar no dia a dia. Sugiro que experimentem usar o Solid Edge para que possam conhecer e desfrutar da tecnologia síncrona.

Para as pessoas que querem conhecer e aprender a desenvolver projetos e moldes no mundo CAD aconselhamos ver os cursos de CAD do CADguru e aguardem que em breve teremos cursos de Solid Edge.

Sobre o autor:

Thiago Gianaccini Projetista com mais de 14 anos de experiência prática em projetos e processos de fabricação em ferramentarias e grandes multinacionais na área automobilística. Formado em Mecatrônica Industrial pelo SENAI e Desenho Mecânico é especialista em desenvolvimento de produtos, moldes de injeção, máquinas e dispositivos.
Leia mais

Leia também

  1. João Paulo em 13/11/2012:

    Olá Thiago, trabalho em uma pequena empresa que projeta dispositivos/sistemas para automação de linhas de produção. A empresa é bem pequena (4 funcionários), porêm tem bons clientes.
    Os projetos eram feitos sem auxílio de software, apenas na experiência do dono (15 anos na ferramentaria/automação). Se muito no final era documentado em CAD 2D (QCAD, putzz).
    A um ano atrás instalei uma “versão alternativa” do SolidEdge, os resultados estão sendo muito bons, então chegou o momento de legalizar o software, também já trabalhei com o SW. Então pergunto qual software tem um futuro mais promissor? Qual é o mais barato (se souber valores ajudaria) na versão standard?

    Responder
    • CADguru em 14/11/2012:

      Olá João Paulo,

      Criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
  2. Wellington em 21/08/2012:

    Trabalho com este software, na parte de CAD na minha opinião é o que há de melhor no mercado!!!

    Aguardando as aulas.

    Grato.

    Responder
  3. Vítor Soares em 01/08/2012:

    Fantástico. Pena é não venderem os vossos cursos em Portugal.
    Parabéns.

    Responder
  4. Camilo Dias de Carvalho em 31/07/2012:

    Sou leigo em autocade quero fazer um curso que possibilite eu, executar meus projetos.
    o que voces tem a oferecer na area de eletrica industrial.
    Aguardo pronunciamento de V.sas

    Responder
    • CADguru em 03/08/2012:

      Olá Camilo,

      Verifique sua resposta acessando: Desejo iniciar no AutoCAD. Os cursos que temos atualmente não são específicos para a área de elétrica, no entanto com os conhecimentos adquiridos você poderá iniciar seus projetos.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (6):