Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

SolidWorks 2013: suprimindo ou escondendo componentes e recursos

Postado em: 18/10/2013 Comentários (2)

Quando trabalhamos com modificações de peças e montagens é comum a necessidade de eliminar determinado recurso da peça ou componente da montagem. Porém, muitas vezes precisamos de um histórico para saber o que já existia anteriormente na peça, até para o caso de precisarmos novamente do recurso ou da peça apagada. Para isto, podemos utilizar as opções de esconder ou suprimir recursos e componentes no SolidWorks 2013:

Ocultar componentes ou recursos no SolidWorks 2013

Utilizamos esta opção quando queremos que determinado recurso ou peça seja escondido por determinado tempo durante o modelamento, e já planejamos que no futuro apareça novamente. As relações e ligações com outros recursos, peças e planos são mantidas, tendo efeito somente na visualização do componente ou recurso.

Ocultando a peça de montagem no SolidWorks 2013

Para utilizar esta ferramenta, clicamos com o botão direito no recurso ou peça que desejamos ocultar e dentro da caixa de operações rápidas, selecionamos o ícone com óculos em cima de uma peça no caso da montagem, e no óculos no caso de peças.

Ocultando recurso de uma peça no SolidWorks 2013

Suprimir componentes ou recursos no SolidWorks 2013

No caso de planejarmos não utilizar mais um determinado recurso ou peça, podemos utilizar a ferramenta de suprimir peças e recursos. Esta opção tem um efeito mais profundo sobre a peça ou montagem, removendo temporariamente as ligações com outros recursos do SolidWorks 2013. A vantagem de utilizar o “suprimir”, em vez de apagar o componente ou recurso, é o fato de manter o histórico e poder utilizar novamente a peça ou recurso no futuro. Suprimir uma peça ou recurso é parecido com ocultar: clicamos com botão direito na peça ou recurso, e na caixa rápida selecionamos a opção de suprimir.

Suprimindo peça de uma montagem no SolidWorks 2013

Suprimindo recurso de uma peça no SolidWorks 2013

Conhecer a diferença de suprimir e ocultar os componentes e recursos, permite que possamos modelar pensando mais no futuro, pois as modificações em projetos são comuns. Para conhecer mais sobre o SolidWorks, confira nosso Curso de SolidWorks 2013 Avançado.

Sobre o autor:

Rafael Ranghetti Técnico em mecânica industrial e graduando em Engenharia Naval pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou em desenvolvimento mecânico de produtos em uma multinacional, e realizou intercâmbio nos EUA através do programa Ciência sem Fronteiras. Procurando constante aperfeiçoamento tenta aprender coisas novas a cada dia. Não se limitando à área técnica, procura compreender os diversos campos que tem impacto na educação, como técnicas de ensino e áreas da comunicação.
Leia mais

Leia também

  1. Érico Charles de Souza em 29/08/2014:

    Olá Rafael!

    Eu pude ler post’ e acredito que poderia me dar algumas sugestões. Sou estudante Design em Santa Catarina, e estou em um projeto para desenvolvimento de óculos de sol.
    Gostaria de saber alguns recursos que posso utilizar para criar os modelos no SolidWorks.

    desde já, grato!

    Att.

    Responder
    • CADguru em 02/09/2014:

      Olá Érico,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.
      Obrigada.

      Responder

Comentários (2):