Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Como criar superfícies a partir de arquivos de pontos no AutoCAD Civil 3D

Postado em: 26/12/2013 Nenhum comentário

Neste tutorial, vamos ensiná-lo a criar superfícies no AutoCAD Civil 3D a partir de arquivos de texto contendo pontos com informações tridimensionais, ou seja, x, y e z.

Configurações iniciais

Caso você tenha dificuldades para acompanhar esta primeira etapa envolvendo as configurações iniciais, acesse uma das aulas de nossos cursos gratuitos de AutoCAD Civil 3D.

Antes de criar uma superfície, o usuário deve informar qual o sistema de coordenadas que estará trabalhando. Apesar de este não ser um ajuste obrigatório na elaboração de superfícies do Civil 3D, você poderá utilizar outras ferramentas importantes a partir da escolha de um sistema de coordenadas adequado.

Escolhendo um sistema de coordenadas

Na Toolspace, selecione a opção “Settings” e, em seguida, clique com o botão direito em “Drawing 1” e selecione a opção “Edit Drawing Settings”.

Como escolher um sistema de coordenadas

Escolhendo um sistema de coordenadas

Na janela que aparece, selecione o Datum adequado.

Como selecionar o Datum adequado

Escolhendo o Datum

Em seguida, escolha o sistema de coordenadas.

Como escolher o sistema de coordenadas

Escolhendo o sistema de Coordenadas

Ao finalizar este processo você terá configurado o Civil 3D para trabalhar com um sistema de coordenadas conveniente ao projeto e poderá prosseguir com o tutorial e inserir o arquivo de pontos.

Inserindo um arquivo de pontos

Existem vários formatos para representar dados topográficos, utilizando arquivos de texto no AutoCAD Civil 3D. Estes formatos variam de acordo com os dados apresentados, por exemplo, um arquivo chamado PENZD, possui na primeira coluna o número do ponto; na segunda, a coordenada x; na terceira, a coordenada y; na quarta, a coordenada z; e, por fim, a descrição do ponto.

Importando o arquivo de pontos

Na imagem abaixo, você pode visualizar um arquivo de pontos que será utilizado neste tutorial, contendo informações do tipo PENZ, número do ponto, coordenadas x, coordenadas y e coordenadas z.

Como visualizar arquivo de pontos

Arquivo de pontos topográficos

No AutoCAD Civil 3D, vá até a aba “Insert” da Ribbon e clique na opção “Points from file”.

Clique na opção Points from file

Opção “Points from file”

A seguinte janela aparecerá. Nesta janela, clique no “+” e navegue até o arquivo de pontos que utilizará para criar a superfície. Selecione o arquivo e clique em “Open”.

Como selecionar o arquivo selecionando Open

Selecionar o arquivo e clicar em “Open”

Escolha o tipo de arquivo de pontos correto para o seu caso. Se tudo estiver correto você verificará que as informações dos pontos correspondem aos títulos das colunas, como no exemplo abaixo.

Import points PENZ

Informações de pontos

Após analisar se o arquivo de pontos está correto, clique em OK e visualize o resultado.

Visualizando o resultado após analisar o arquivo de pontos

Visualizando o resultado

Criando a superfície

Com o arquivo de pontos inserido no AutoCAD Civil 3D, você poderá criar a superfície. Para isso, vá até a Toolspace, clique com o botão direito em Surfaces e em seguida escolha a opção Create Surface.

Criando uma superfície com o "Create surface"

Como criar uma superfície

Na janela que aparecerá, dê um nome à superfície, insira uma descrição e escolha um estilo. Feito isso, clique em OK.

Como nomear uma superfície

Dê um nome à superfície

Agora que a superfície está criada, clique na superfície com o nome que você inseriu. Em seguida, escolha Definition e vá até Point Groups. Clique com o botão direito e em seguida selecione a opção Add.

Selecionando os pontos com a opção "Point groups"

Selecionando os pontos

Selecione a opção All points e clique em OK.

Clicando na opção "All points"

Selecione a opção All points

Visualizando o resultado

Após a realização do procedimento acima, você poderá visualizar a sua superfície de várias formas diferentes. Na imagem abaixo podemos visualizar a superfície, tridimensionalmente, utilizando o comando Orbit, em dois estilos diferentes.

Utilizando o comando Orbit para visualizar a  superfície

Visualizando a superfície

Na imagem acima, o estilo utilizado apresenta a superfície em curvas de nível e o da imagem abaixo mostra as bandas de elevação do mesmo terreno.

Visualizando a imagem com estilo de bandas de elevações

Como visualizar as bandas de elevações

Com isso, finalizamos este artigo sobre como criar superfícies a partir de arquivos de pontos no AutoCAD Civil 3D 2012. Este e outros assuntos relacionados à Modelagem Digital de Terrenos poderão ser encontrados em nossos cursos gratuitos de AutoCAD Civil 3D. Então, não deixe de conferir!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

Comentários (0):