Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Tão divertido como brincar de LEGO: O Autodesk Inventor Publisher

Postado em: 07/03/2013 Nenhum comentário

Falar do LEGO é fácil, pois a maioria das crianças brincam, brincaram ou brincarão com esse divertido passatempo que permite inventar coisas e colocar toda nossa criatividade em prática. Criatividade inclusive, é algo muito procurado no mercado de trabalho, e muitas pessoas buscam ser mais criativos para acompanhar as tendências de mercado.

Cidade LEGO

Quando falamos de criatividade, no mundo adulto, se é que podemos falar assim; nos lembramos de desenhos no computador, elaboração de projetos complexos que forçam nosso cérebro ao máximo e faz com o mundo se desenvolva a sua volta. Foi por isso que a Autodesk criou o conjunto de ferramentas Autodesk Inventor (cujo curso gratuito poderá ser encontrado em nosso site),  que nos permite criar, analisar e simular projetos mecânicos dos mais diferentes tipos de forma rápida, precisa e criativa. Mas ai você deve estar se perguntando: O que o Lego e o Autodesk Inventor tem em comum? Tudo!!!

De acordo com o site Tecmundo:

“A Autodesk firmou parceria com o Grupo LEGO para o fornecimento de instruções de montagem 3D interativas para o LEGO Mindstorms EV3, uma nova plataforma concebida para apresentar às crianças a empolgação de construir e programar robôs.”

O LEGO Mindstorms EV3

Acessando o site do LEGO Mindstorms EV3 já visualizamos, em inglês, a seguinte frase:

“Create and command robots that do what you want.”, que significa: Crie e controle robôs que fazem o que você quer.

A proposta do LEGO Mindstorms EV3 é que você possa criar, utilizando toda a sua imaginação, robôs que falem, andem e se movam em qualquer direção, utilizando motores, sensores, elementos programáveis e controle remoto que podem ser programados utilizando uma interface tridimensional simples a partir de um programa intuitivo. Seu principal objetivo é fazer com que as crianças possuam uma forma inteligente de aplicar sua criatividade e passem a se sentir mais atraídas por programação e criação de robôs.

Robô Lego Mindstorm

Robô Lego Mindstorms

 

No Brasil, o Mindstorms EV3 pode ser encontrado em algumas lojas, porém o preço é um pouco salgado girando em torno de R$ 2000,00, fazendo com que nem todas as crianças possam ter acesso a este tipo de brinquedo.

A interação Autodesk x Mindstorms EV3

A interação entre a Autodesk e o Mindstorms EV3 ocorrerá a partir da utilização do Autodesk Inventor Publisher, que possibilitará o usuário interagir com os blocos LEGO virtualmente de forma intuitiva em cada etapa de criação do robô.

O Autodesk Inventor Publisher

Peça no Autodesk InventorO Autodeks Inventor Publisher é um software inovador, de interface intuitiva, que o auxilia a desenvolver projetos em duas e três dimensões além de auxiliá-lo na elaboração de documentação, tornando seus projetos mais rápidos e competitivos.

Como ele você poderá criar facilmente manuais e guias de usuários e outros meios de comunicações técnicas com uma ferramentas simples de importação.

De acordo com o site da Autodesk, com o Autodesk Inventor Publisher você será capaz de importar diversas fontes de dados CAD como o Autodesk Inventor, Fusion, Catia e ProEngineer.

Além disso poderá mostrar todas as funcionalidades e características de seu produto em ambiente tridimensional, e aumentar a interação da equipe de projetistas a partir do uso de app para smartphones nas plataformas IOS e Android.

Caso você tenha se interessado, vale a pena utilizar o Autodesk Inventor Publisher, e conhecer melhor as ferramentas do Autodesk Inventor em nosso Curso Básico Inventor 2013.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

Comentários (0):