Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Tecnologia de impressão 3D FDM

Postado em: 23/06/2016 Nenhum comentário

A tecnologia FDM (Fused Deposition Modeling) constrói protótipos conceituais e de uso final com alto desempenho. FDM é a única tecnologia que usa diferentes tipos de termoplásticos para criar partes com diferentes geometrias, propriedades químicas e prontas para os mais intensos testes mecânicos.

A empresa Stratasys disponibiliza uma grande quantidade de materiais de manufatura aditiva, incluindo os foto polímeros claros, maleáveis e biocompatíveis, além de termoplásticos resistentes de alto desempenho.

Impressão com a tecnologia FDM

Tecnologia FDM

A tecnologia FDM é utilizada para peças termoplásticas capazes de passar por testes rigorosos, diferente da tecnologia PolyJet que é utilizada para modelos precisos que transmitem a mesma sensação e aparência que o produto final.

Os produtos com essa tecnologia termoplástica, podem suportar a exposição ao calor, produtos químicos, ambientes úmidos ou secos e estresse mecânico. Materiais de suporte solúveis tornam possível produzir geometrias complexas e cavidades, que seriam difíceis de construir com métodos de manufatura tradicionais.

Tecnologia de impressão FDM

Peças impressas em FDM são resistentes e capazes de suportar o chão de fábrica. Materiais FDM oferecem propriedades como dissipação eletrostática, translucidez, biocompatibilidade e inflamabilidade. A tecnologia de impressão FDM possui as seguintes características fundamentais em referência aos materiais utilizados:

  • ULTEM 1010
    O material FDM mais forte e resistente ao calor.
  • ULTEM 9085
    Termoplástico de alto desempenho com classificação FST.
  • PPSF/PPSU
    Termoplástico de alta resistência química.
  • PC ABS
    Termoplástico de engenharia com alta resistência à impacto.
  • PC ISO
    Termoplástico de engenharia com alta resistência mecânica, biocompatível e esterilizável.
  • PC
    Termoplástico de engenharia com alta resistência mecânica.
  • NYLON 12
    Termoplástico de engenharia com alta resistência à fadiga.
  • ASA
    Termoplástico resistente à UV.
  • ABS-ESD7
    Termoplástico com propriedades estático dissipativas.
  • ABS-M30i
    Termoplástico de engenharia biocompatível esterilizável.
  • ABS-M30
    O termoplástico dos sistemas de produção 3D Fortus.

Neste tipo de tecnologia de impressão, o usuário terá em mãos produtos de qualidade e capazes de serem utilizados em trabalhos que requerem maior exigência física na sua utilização.

Bom trabalho!

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):