Warning: Declaration of gdttWalker_Terms::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_Category::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Declaration of gdttWalker_TermsDropdown::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_CategoryDropdown::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579
Avaliando a nova versão e o layout do SketchUp 2013
Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Trimble anuncia novo update para SketchUp 2013

Postado em: 12/06/2013 Comentários (4)

O SketchUp 2013 foi lançado no dia 21 de maio e provavelmente você está se perguntando: o que há de novo?

Novidades do SketchUp 2013

As novas versões do SketchUp Make 2013 (versão free no SketchUp 8.0) e do SketchUp Pro 2013 trazem algumas modificações fundamentais para a plataforma, mas se você está procurando por grandes novidades, em um primeiro momento, você pode se sentir um pouco desapontado.

Sketchup 2013 extension warehouse

Armazém de Extensões do SketchUp 2013

Vamos começar com o Sketchup Make 2013

O SketchUp Make é agora o nome da versão gratuita do SketchUp. Depois de baixá-lo, a primeira coisa que você notará é que quase todos os ícones tem um novo visual. As mudanças em relação aos comandos param por aí! Os atalhos do teclado são os mesmos e não tem nenhum comando novo.

A grande novidade está no Armazém de Extensões ou Extension Warehouse. O Armazém de Extensões funciona parecido com o Armazém 3d, porém com plug-ins ao invés  de modelos em 3D. Em vez de procurar em diferentes sites e fóruns, você pode encontrar todos os grandes plug-ins direito em um local. Eles funcionam como os aplicativos para o Android: você baixa direto do armazém instalando-os automaticamente no SketchUp. Dentro do programa eles estão separados por função e você consegue obter informações da aplicação do plug-in antes de baixá-lo.

SketchUp Pro 2013

New_10_redraw_240x126  New_01_Extensions_240x126New_02_video_240x126

Custos:

O SketchUp Pro será carregado em seu computador, por padrão, por um período experimental de 8 horas. Se você está usando o SketchUp para uso comercial você é obrigado a comprar o SketchUp Pro por US $ 590,00. Se você tiver comprado anteriormente o SketchUp Pro, a partir da Trimble ou do Google, você só tem que pagar a taxa de manutenção de $ 95,00, a fim de atualizar a sua licença. O valor de compra da primeira licença é maior do que das versões anteriores do SketchUp Pro, que custavam US$495,00,  porém, tecnicamente, o SketchUp Pro ainda custa US $ 495,00, você só tem que pagar uma taxa obrigatória de U$ 95,00 para o programa de manutenção. Independentemente se você é um usuário iniciante do SketchUp Pro ou se estiver atualizando uma versão anterior, com o novo contrato de manutenção você terá um ano de atualizações gratuitas.

Novos Recursos:

SketchUp Pro em si não parece incluir atualizações maiores além dos novos recursos que ele compartilha com o SketchUp Make e na melhoria da exportação de vídeos, onde você pode exportar maiores animações, com maior qualidade de suas cenas . As grandes mudanças para esta versão estão no LayOut, são elas:

New_09_Vector_240x126 New_04_paterns_240x126 New_11_zoom_240x126 New_07_dimensions_240x126 New_06_leaders_240x126

  • Padrão de preenchimento: no Layout, agora você pode aplicar hachuras em seus desenhos. Existe uma paleta padrão de hachuras, ou você pode criar suas próprias imagens e importá-las em sua biblioteca.
  • Novas Anotações: Ao invés de apenas ser capaz de criar um marcador em linha reta, você pode adicionar linhas curvas. Isso ajuda a distinguir a sua linha de trabalho a partir de suas anotações. O estilos das setas tem um design mais fino, e agora você pode adicionar os seus traços entre dimensões não métricas.
  • Cópia matriz: Muito parecido com a maneira que você faz cópias múltiplas no SketchUp usando a ferramenta mover, agora isto também é possível no LayOut.
  • Páginas numeradas: agora as páginas são numeradas automaticamente para que você possa manter o controle de qual página você está. Um recurso simples, porém bastante útil.
  • Aumento Zoom: versões anteriores do layout só poderia ampliar para um nível de ampliação de 1.000%. Agora, você é capaz de ampliar para 10 mil vezes o zoom.

Conclusão:

Lembre-se que as versões anteriores do SketchUp que você tem ainda funcionam no seu computador. Mesmo que a Trimble tanha mudado o acordo de licenciamento para as novas versões, ele não anula quaisquer versões anteriores do SketchUp. Então, isso significa que você pode ir em frente e continuar a usar a versão que você está trabalhando, mesmo se você quiser usá-lo comercialmente.

Vale a pena atualizar para o Sketchup 2013? Nesta versão, é claro que a equipe SketchUp ainda acredita na simplicidade. Portanto você não vai encontrar uma tonelada de novas ferramentas e aparelhos que agregam mais barras de ferramentas, mas sim uma maior estabilidade e alto desempenho modelador que se mantém fiel ao seu lema:. 3D para todos. Isso é o que faz o SketchUp tão grande. Para complementar essa mentalidade é uma nova ferramenta de gerenciamento de extensão, que permite aos usuários personalizarem completamente o seu SketchUp para atender suas necessidades. Portanto sim, vale a pena atualizar para o SketchUp 2013.

Somando-se todas as atualizações de desempenho, o LayOut foi substancialmente melhorado com novas ferramentas que facilitarão muito a nossa vida. Acho que o Sketchup Pro 2013 desbloqueou seu potencial para criar uma documentação profissional e ser uma poderosa ferramenta de visualização e espero que este seja o começo de grandes evoluções.

Se você deseja conhecer mais sobre o SketchUp ou sobre o LayOut faça um de nossos cursos, acessando cadguru.com.br ou cursosguru.com.br.

Sobre o autor:

Julio Fabio Gurgel do Amaral Neto Especializado em maquetes 3D e renderização. Trabalha com desenho desde 1999 e iniciou no mundo CAD com o Auto Cad R-14. Desde 2009 cria desenhos e maquetes 3d, utilizando principalmente o SketchUp.
Leia mais

Leia também

  1. Léia Medeiros em 27/02/2014:

    Olá, quero fazer um curso de Promob. Vocês têm interesse em oferecer o curso?
    grata

    Responder
    • CADguru em 05/03/2014:

      Olá Léia,

      Atualmente não dispomos deste curso, por gentileza sugira este e outros cursos através de nossa pesquisa: Sugira. Os novos cursos serão criados com base nas solicitações dos usuários.
      Obrigado por sua sugestão.

      Responder
  2. MARCELO LOPES em 21/11/2013:

    BOA NOITE, JÁ SOU PROJETISTA TRABALHO COM AUTI CAD E SKATSHUP, GOSTARIA DE FAZER UM CURSO MAIS APROFUNDADO DO SKAT PRICIPALMENTE O 2013.

    Responder
    • Equipe CADguru em 28/11/2013:

      Olá Marcelo,
      Confira a lista completa de cursos do SkechtUp acessando: http://cad.cursosguru.com.br/cursos/sketchup/ . São títulos desde básico ao avançado.

      Responder

Comentários (4):