Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Tutorial: como criar curvas 3D projetadas no SolidWorks 2013

Postado em: 09/12/2013 Nenhum comentário

Algumas vezes desejamos criar curvas muito complexas no SolidWorks 2013. Quando queremos fazer algo assim, podemos utilizar as curvas projetadas, que combinam duas curvas para formar uma nova em 3D, porém, com as características das duas anteriores.

Aprenda a criá-la com este passo a passo na videoaula:

Um exemplo de curva projetada no SolidWorks 2013

Exemplo de curva projetada

Condição para funcionar

Para este tipo de comando funcionar, basta que tenhamos curvas dispostas no ambiente 3D do SolidWorks. Podemos inserir a projeção de uma curva em determinada face para realizar algum recurso ou combinar linhas para gerar curvas complexas.

Exemplo de aplicação de como combinar duas curvas

Para demonstrar um caso em que utilizamos as curvas projetadas, vou fazer a curva correspondente à coluna do carro a seguir.

Coluna do carro no SolidWorks 2013

Coluna do carro

Criando a linha superior

Como vamos projetar a curva correspondente à coluna do carro, precisamos criar duas linhas: uma no plano superior e outra no plano frontal. Iniciamos então criando a curva no plano superior com uma spline baseada em cima de uma imagem já existente.

Linha superior da coluna no SolidWorks 2013

Linha superior da coluna

Criando a linha frontal

Da mesma forma que criamos a linha superior, fazemos então a linha frontal com spline baseada em desenho já existente.

Linha frontal da coluna no SolidWorks 2013

Linha frontal da coluna

Projetando a curva

Agora que temos as linhas correspondentes à curva desejada, projetamos estas linhas para formar uma única curva. Para fazer isto, vamos em Inserir > Curva > Projetada.

Curva projetada correspondente à coluna do carro no SolidWorks 2013

Curva projetada correspondente à coluna do carro

Neste caso, vamos utilizar a opção Esboço, que combina esboços gerando uma curva correspondente. Selecionamos os dois esboços e então a curva já estará pronta.

Exemplo de aplicação de projeção em face

Para demonstrar a projeção de esboço em face, vou criar o caminho de um sweep em face curvada.

Sweep em face curvada no SolidWorks 2013

Sweep em face curvada

Criando o esboço

Como temos a face do modelo curva, não podemos desenhar esboços sobre ela. Por isso, selecionamos algum plano paralelo a esta face e criamos o esboço desejado.

Esboço da curva a ser projetada no SolidWorks 2013

Esboço da curva a ser projetada

Projetando a curva

Agora podemos utilizar o comando de projeção sobre face para utilizar o esboço criado na face curvada. Para fazer isto, vamos em Inserir > Curva > Projetada. Selecionamos então o esboço do caminho e a face em que o esboço deve ser projetado.

Projetando o esboço em uma face curvada no SolidWorks 2013

Projetando o esboço em uma face curvada

Com estes passos, criamos a projeção das curvas no SolidWorks 2013. Se você deseja aprender mais sobre o software, conheça nosso curso gratuito de SolidWorks 2013 Avançado.

Sobre o autor:

Rafael Ranghetti Técnico em mecânica industrial e graduando em Engenharia Naval pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou em desenvolvimento mecânico de produtos em uma multinacional, e realizou intercâmbio nos EUA através do programa Ciência sem Fronteiras. Procurando constante aperfeiçoamento tenta aprender coisas novas a cada dia. Não se limitando à área técnica, procura compreender os diversos campos que tem impacto na educação, como técnicas de ensino e áreas da comunicação.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):