Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Tutorial de como inserir posicionamento avançado de largura na montagem no SolidWorks 2013

Postado em: 04/12/2013 Nenhum comentário

O SolidWorks 2013 possui diversas opções de posicionamento quando estamos construindo uma montagem. Muitas delas são pouco utilizadas por falta de hábito dos usuários, mas conhecer tais posicionamentos pode nos poupar tempo e melhorar a parametrização de nossas montagens.

Peça posicionada fora da simetria.

Peça posicionada fora da simetria.

Neste tutorial em videoaula, vamos demonstrar como utilizar o posicionamento de largura, que serve para manter elementos simétricos em relação a componentes de base.

O posicionamento no SolidWorks 2013

Para utilizarmos o posicionamento de largura precisamos ativar a aba de posicionamentos avançados, que fica dentro da ferramenta “Posicionar”.

Abrindo a aba de posicionamentos avançados.

Abrindo a aba de posicionamentos avançados.

Agora podemos habilitar a opção de largura, primeiro precisamos escolher as entidades a posicionar, que nesse caso, vamos usar as faces da peça que serão utilizadas como base de simetria.

Seleção das entidades a posicionar.

Seleção das entidades a posicionar.

Temos, então, que selecionar os elementos de guia, que no caso serão as faces da base, o que resultará em uma relação de simetria.

Seleção das entidades de guia.

Seleção das entidades de guia.

Só precisamos confirmar o comando, e a relação estará completa.

Posicionamento completo.

Posicionamento completo.

Conhecer os posicionamentos possíveis de uma montagem pode nos poupar tempo e os elementos de simetria são muito comuns em uma montagem. Para isto, podemos utilizar a relação avançada de largura na montagem.

Se você deseja conhecer melhor o software pode assistir gratuitamente o Curso SolidWorks 2013 Básico.

Sobre o autor:

Rafael Ranghetti Técnico em mecânica industrial e graduando em Engenharia Naval pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou em desenvolvimento mecânico de produtos em uma multinacional, e realizou intercâmbio nos EUA através do programa Ciência sem Fronteiras. Procurando constante aperfeiçoamento tenta aprender coisas novas a cada dia. Não se limitando à área técnica, procura compreender os diversos campos que tem impacto na educação, como técnicas de ensino e áreas da comunicação.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):