Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Um software de programação de erosões a fio chamado Pitágoras

Postado em: 18/03/2014 Comentários (6)

O Sistema Pitágoras é um programa CAD/CAM para ambiente Windows criado para que o usuário precise de um mínimo conhecimento sobre computação, para que o trabalho seja realizado com a máxima eficiência. O modo de operação segue o padrão de todos os programas para Windows e, portanto, foge da alçada da Ajuda do Sistema Pitágoras a explicação sobre o mesmo. Caso não sejam conhecidos os procedimentos comuns a estes programas, aconselha-se o uso do Tutorial do Windows, encontrado no menu de Ajuda do gerenciador de programas, ou de literaturas facilmente encontradas no mercado.

O Sistema Pitágoras permite a execução de quase todos os serviços encontrados atualmente na área de usinagem CNC. Qualquer máquina deste tipo pode ser programada por este sistema, como: eletroerosões a fio, tornos, fresadoras, entre outros softwares.

Usinagem no Pitágoras

O sistema pode ser analisado em 4 funções básicas:

  1. Geração de Geometria. Permite a elaboração dos perfis a serem usinados, a partir dos comandos de construção e/ou importação de outros sistemas CAD/CAM, através de arquivos DXF/IGES.
  2. Geração de Usinagem. Gera através das geometrias as informações de usinagem como desbastes, acabamentos e dados de tecnologia, conforme a necessidade de cada tipo de máquina.
  3. Pós-Processamento. Transforma as usinagens (agrupadas em sequências) em programas CNC.
  4. Utilitários e Complementos. Não participam diretamente da criação dos programas CNC, porém, são auxiliares indispensáveis na operação do sistema. Editam textos, simulam a usinagem na tela, geram desenhos em impressoras e ploters, transferem dados para as máquinas CNC.

A estrutura do Pitágoras

O Sistema Pitágoras possui um padrão de organização, que deve ser compreendido, para a sua utilização plena.

Cada arquivo (.ptg) pode ter uma série de blocos de informação, que têm características próprias e, portanto, diferentes comportamentos e usos. Estes blocos são, em sua maioria, compostos de elementos geométricos. Os blocos geométricos são:

  1. Construção. Bloco básico de trabalho. É nele que são construídos os elementos geométricos.
  2. Trajetórias. Bloco formado por segmentos de reta e arcos. Estes elementos estão sempre ordenados e formam um perfil.
  3. Pontos Ordenados. Bloco formado por pontos. Usado para a geração de splines.
  4. Circunferências Ordenadas. Bloco formado por circunferências. Usado para a usinagens de ciclos-fixos de fresadoras.
  5. Usinagens. Bloco formado por elementos geométricos, que representam o movimento da ferramenta, e também dados tecnológicos de usinagem.
  6. Ciclos-Fixos. Bloco formado por circunferências ordenadas e acrescido de informações de ferramentas. Usado para operações de furação, rosqueamento e mandrilamento em fresadoras.

Abaixo, temos um fluxograma com a interdependência dos blocos.

Estrutura de trabalho do PitágorasTemos no Pitágoras uma grande ferramenta pra certos tipos de usinagem. Ele é utilizado principalmente na programação de erosões a fio, por ser um software de simples manuseio e ter um custo baixo para adquirir sua licença.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

  1. Mauro Campos em 04/02/2015:

    Sugiro vocês inclementarem o curso do PITAGORAS programação a FIO

    Responder
  2. danilo em 09/09/2014:

    Ola vcs tem curso do PITAGORAS programação a FIO?

    Responder
    • CADguru em 11/09/2014:

      Olá Danilo,

      Atualmente não dispomos deste curso, por gentileza sugira este e outros cursos através de nossa pesquisa: Sugira . Os novos cursos serão criados com base nas solicitações dos usuários.
      Obrigado por sua sugestão.

      Responder
  3. Wilman Santos em 02/04/2014:

    PARABÉNS É UMA BOA FERMENTA DE AUXILIO A TURMA DA ENGENHARIA.

    Responder
  4. SILVERIO em 20/03/2014:

    VC DA CURSO DE NX7,5

    Responder
    • CADguru em 21/03/2014:

      Olá Silveiro,

      Atualmente não dispomos deste curso, por gentileza sugira este e outros cursos através de nossa pesquisa: Sugira . Os novos cursos serão criados com base nas solicitações dos usuários.
      Obrigado por sua sugestão.

      Responder

Comentários (6):