Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Usando o comando “Desk” para localizar arquivos não encontrados pelo CATIA V5

Postado em: 19/11/2013 Nenhum comentário

Para mantermos nossos arquivos de trabalho ou até pessoais organizados dentro do computador é comum criarmos novas pastas, realocar alguns arquivos e até mesmo excluir outros, se necessário. Mas, ao reorganizar os arquivos do CATIA V5 isso pode ser um problema.

Se você trabalha com montagens no CATIA ou tem muitos projetos de peças e detalhamentos “Desenho 2D”, provavelmente já deve ter passado por uma dessas situação: ao abrir um arquivo de detalhamento de uma peça, você recebe uma mensagem na tela falando que o arquivo da lista especificada logo abaixo da mensagem não pode ser encontrado e os ícones na árvore de projetos ficam com uma rachadura no meio, como se estivessem quebrados.

Mensagem ao abrir um arquivo de detalhamento indicando que CATIA V5 não encontrou a peça correspondente ao detalhamento.

Essa mensagem também poderá aparecer em uma montagem, como mostrado na imagem abaixo, e você percebe na hora que algumas das peças que estão na árvore de projetos não estão na montagem.

Montagem do CATIA V5 com ícones quebrados na árvore de projetos, pois o CATIA não consegui localizar os arquivos no computador.

Isso acontece quando excluímos ou alteramos a localização de arquivos de peças que estão ligadas aos arquivos de montagens ou de detalhamento. Mas, apesar de parecer um grande problema, é bem fácil de resolver.

Localizando peças perdidas no CATIA V5

Utilizando o comando Desk, você pode informar para o CATIA V5 qual é o caminho para localizar as peças perdidas. Para utilizar esse comando você deve clicar no botão Desk na janela da mensagem.

Janela de mensagem que mostra uma lista das peças não encontradas pelo CATIA V5, nesta janela está o botão para acessar o comando Desk.

Ou acessar a opção “Desk…” no menu File.

Esta imagem mostra como acessar o comando Desk pelo menu File.

Ao selecionar o comando Desk, você será transferindo para outro ambiente dentro do CATIA V5, onde estará a sua árvore de projetos disposta de forma diferente. As peças que têm o nome em destaque na cor vermelha são aquelas que o CATIA não encontrou o caminho do arquivo.

O ambiente do comando Desk mostra a árvore de projetos disposta de uma forma diferente, onde ficam em destaque na cor vermelha as peças que não foram encontradas pelo CATIA V5.

Para informar ao CATIA V5 a nova localização da peça dentro do seu computador é só clicar com o botão direito do mouse sobre uma das peças em destaque e clicar na opção Find (encontrar) no menu contextual.

Utilizando a opção Find para indicar ao CATIA V5 a localização dos arquivos das peças dentro computador.

Procure no seu computador o arquivo de peça que o CATIA não conseguiu encontrar e dê um duplo clique nele. Observe que no nosso caso, a peça selecionada na imagem anterior é a “Rolamento.CATPart” e o arquivo selecionado na imagem abaixo é o correspondente à peça.

Selecione o arquivo da peça correspondente dentro do seu computador para indicar para o CATIA V5 a nova localização do arquivo.

Repita o processo para as outras peças que ainda estão em destaque e clique no botão fechar no canto superior direito da área gráfica para voltar ao ambiente de montagem.

Esta imagem mostra uma peça localizada e outras que devemos especificar o caminho do arquivo para o CATIA encontrá-las.

Após indicar o caminho dos arquivos perdidos, todas as peças que estavam com o ícone quebrado na árvore de projetos e não apareciam na área gráfica voltarão ao normal. Um detalhe muito importante após fazer esse procedimento é salvar o projeto para o CATIA V5 gravar a localização das peças.

Árvore de projetos e montagem com todas as peças localizadas pelo CATIA V5.

Para conhecer melhor esse software e ver mais dicas importantes como essa, você pode adquirir nossos cursos de CATIA V5.

Sobre o autor:

Mateus Henrique Formado em Ferramentaria e Mecânica de manutenção pelo SENAI, trabalho com construção, manutenção e desenvolvimento de peças e ferramentas CDR para industria automotiva. Tive meu primeiro contato com softwares CAD em 2006, começando com Solidworks e AutoCAD. Logo em seguida migrei para o CATIA V5, que era o software utilizada na empresa que eu trabalhava na época, desde então estou sempre buscando conhecimentos em softwares 3D. Atualmente estou focado no desenvolvimento de materiais relacionados a software tridimensionais para web e cursando engenharia mecânica para aperfeiçoar os meus conhecimentos e me graduar na área.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):