Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Utilizando a curva de intersecção para converter entidades no SolidWorks 2013

Postado em: 16/12/2013 Nenhum comentário

Assim como podemos utilizar a ferramenta de “Converter entidades”, conforme vimos no artigo Como converter entidades no SolidWorks 2013?, podemos utilizar a curva de intersecção para converter elementos da peça e usar em nosso novo esboço. As duas ferramentas funcionam de uma forma parecida, trazendo ao plano do esboço elementos da peça. A diferença na “Curva de intersecção” é que ela pode ser utilizada a partir de faces inclinadas, projetando essa face como uma aresta em que ela se intersecciona no plano do esboço.

Entenderemos melhor esta função ao longo deste tutorial, onde criaremos as ranhuras de um pião como mostrado na imagem abaixo.

Ranhuras do pião no SolidWorks 2013

Confira o passo a passo na videoaula abaixo:


Selecionando plano de esboço

O plano do esboço é o que vai determinar como será feita a linha a partir da curva de intersecção. Para realizar as ranhuras no pião, vamos selecionar o plano frontal.

Selecionando o plano do esboço no SolidWorks 2013

Utilizando a curva de interseção

Para iniciarmos o esboço das ranhuras, precisamos criar uma linha que vai delimitar as ranhuras. Essa linha deve ser coincidente com a face externa do pião, para trazer essa aresta, clicamos na face do pião (1) e selecionamos a ferramenta de “Curva de intersecção” (2), que se encontra na aba do “Converter Entidades”.

A ferramenta de curva de intersecção no SolidWorks 2013

Isso faz com que uma aresta seja criada onde a face selecionada se intersecciona com o plano do esboço, conforme demonstrado na figura abaixo.

Linhas geradas pela curva de intersecção no SolidWorks 2013

Criando o esboço

Agora que temos as linhas que delimitam nosso esboço, podemos criar as ranhuras a partir destas linhas. Utilizei as ferramentas de linha, aparar entidades e dimensão inteligente. Vale lembrar que devemos apagar uma das linhas geradas pela curva de intersecção neste caso, pois vamos gerar uma revolução.

Detalhe do esboço gerado a partir da curva de intersecção no SolidWorks 2013

Aplicando o recurso

Agora que temos o esboço pronto, criamos o recurso através de uma simples revolução.

resultado da revolução do esboço no SolidWorks 2013

Com estas etapas, conseguimos criar as ranhuras do pião exatamente sobre a face dele, ficando paramétrico. Podemos utilizar as curvas de intersecção em diversas situações em que queremos trazer ao plano uma aresta correspondente às faces do modelo.

Se você deseja aprender mais sobre SolidWorks conheça nosso curso gratuito de SolidWorks 2013 Avançado.

Sobre o autor:

Rafael Ranghetti Técnico em mecânica industrial e graduando em Engenharia Naval pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou em desenvolvimento mecânico de produtos em uma multinacional, e realizou intercâmbio nos EUA através do programa Ciência sem Fronteiras. Procurando constante aperfeiçoamento tenta aprender coisas novas a cada dia. Não se limitando à área técnica, procura compreender os diversos campos que tem impacto na educação, como técnicas de ensino e áreas da comunicação.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):