Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Utilizando a ferramenta de medida para avaliar dimensões da peça no SolidWorks 2013

Postado em: 07/10/2013 Nenhum comentário

Existem diversas situações em que precisamos tomar medidas de peças e também de elementos de uma montagem. Podemos pegar essas medidas editando os recursos e vendo como foram feitos os esboços da peça, mas, esta forma demora muito e não funciona em todos os casos. Para tomar medidas, podemos utilizar a ferramenta “Medida” da aba “Avaliar”. Neste tutorial vamos ensinar a utilizar esta ferramenta no SolidWorks 2013.

Utilizando a ferramenta de medida para avaliar dimensões da peça no SolidWorks 2013:

Localização da ferramenta de medida:

Ferramenta medida utilizada

A ferramenta medida

Tomando uma medida de uma peça no SolidWorks

Primeiro vamos falar sobre como tomar medida entre dois elementos de uma peça. A medida tomada pode ser entre elementos planos ou elementos cilíndricos, o que traz algumas opções. Para tomar a medida entre dois elementos, basta selecionar a ferramenta de Medida e então, clicar nos dois elementos a serem medidos.

Tomando medida entre duas faces planas

Quando tomamos medida de dois elementos planos, a medida fica simples, pois traz a distância simples entre as duas faces planas.

Como tomar medida entre duas faces planas

Tomando medida entre duas faces planas

Tomando medida entre duas faces cilíndricas

Para tomar a medida entre duas faces cilíndricas, o procedimento é o mesmo, clicar nas duas faces desejadas. A diferença é que neste caso temos as condições de arco, que podem ser mínima, entre centros e máxima.

Como tomar medida entre duas faces cilíndricas

Tomando medida entre duas faces cilíndricas

Se desejamos personalizar a medida para cotar entre as medidas máximas de arco, abrimos a caixa “Medições de arco/círculo” e depois a opção “Distância personalizada” para selecionar a opção desejada. Neste caso, vamos selecionar Máximo para a primeira e a segunda condição.

Como definir distância personalizada em avaliação de medidas entre faces cilíndricas

Distância personalizada entre faces cilíndricas

Tomando medidas em montagens

Da mesma forma que tomamos medidas em peças, podemos também utilizar esta ferramenta em montagens, se mostrando ainda mais importante por avaliar distâncias cruciais em determinada montagem.

Exemplo de medição em montagem

Exemplo de medição em montagem

Com a ferramenta de Medida podemos acelera o processo do modelamento. Além disso, ela nos permite avaliar melhor as montagens criadas. Se você deseja aprender mais sobre SolidWorks 2013, conheça o Curso de SolidWorks 2013 Básico.

Sobre o autor:

Rafael Ranghetti Técnico em mecânica industrial e graduando em Engenharia Naval pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou em desenvolvimento mecânico de produtos em uma multinacional, e realizou intercâmbio nos EUA através do programa Ciência sem Fronteiras. Procurando constante aperfeiçoamento tenta aprender coisas novas a cada dia. Não se limitando à área técnica, procura compreender os diversos campos que tem impacto na educação, como técnicas de ensino e áreas da comunicação.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):